<b>A relevância do folclore nas escolas municipais: um estudo sobre a dança folclórica

  • Carolina Miyuki Izumi CESUMAR
  • Joaquim Martins Junior CESUMAR
Palavras-chave: folclore, ensino fundamental, Educação Física

Resumo

Este estudo visa analisar a importância atribuída à dança folclórica nas escolas municipais de Maringá como meio de educação e de formação e integração cultural. Busca verificar os tipos de dança lá ensinados, a metodologia aplicada pelos professores, a sua aceitação pelos alunos, e ainda, conhecer os principais tipos de estímulo utilizados para o desenvolvimento da dança folclórica nessas escolas. A população foi composta pelos professores das seis escolas de ensino fundamental de 1º a 4º séries que ensinam danças folclóricas aos seus alunos, sendo a amostra constituída de um professor de cada uma dessas escolas. O instrumento de pesquisa se constituiu de um roteiro de entrevistas estruturadas, devidamente validado para esta pesquisa por especialistas na forma, metodologia e conteúdo. Os dados foram coletados nas próprias escolas, nos horários das aulas dos respectivos professores, e analisados por intermédio da estatística descritiva, em nível de freqüência e percentual. Os resultados demonstraram que todas as escolas possuem dança folclórica em seu currículo e que esta é de grande aceitação pelos alunos. As aulas são ministradas com a metodologia histórico-crítica, motivando os alunos a participar dos grupos de dança, que se apresentam em festivais. Ao final, pôde-se concluir que a dança contribui para o desenvolvimento da criança em aspectos como socialização, resgate da cultura, melhoria dos aspectos cognitivo, afetivo e motor, e que a inclusão e o incentivo à dança folclórica nas escolas municipais é um excelente exemplo que deveria ser seguido por outras escolas, para incentivar cada vez mais a educação e a cultura, consideradas o ponto de partida para a formação consciente do indivíduo.

Biografia do Autor

Carolina Miyuki Izumi, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do PROBIC/CESUMAR
Joaquim Martins Junior, CESUMAR
Prof. Dr. Do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá
Publicado
2007-07-23
Seção
Artigos Originais