Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Diretrizes para Autores

A revista Iniciação Científica Cesumar publica somente artigos inéditos e originais, e que não estejam em avaliação simultânea em outro periódico.

Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão. Caso seja identificado a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o artigo será desconsiderado. A submissão de um artigo para avaliação em vários periódicos simultaneamente constitui grave falta de ética do autor.

A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Os conceitos emitidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.


1 ORIENTAÇÕES GERAIS

1.1 Taxas
A revista Iniciação Científica Cesumar, editada pela Universidade Cesumar - UNICESUMAR, não cobra taxa de publicação, bem como, taxa de submissão, avaliação, revisão.

1.2 Idioma de submissões
A revista aceita submissões redigidas em português, inglês ou espanhol e, devem-se enquadrar em uma das diferentes seções da revista, descritas no item 2;
Os autores obrigatoriamente deverão passar por revisores e/ou tradutores certificados na língua estrangeira, indicados pela revista Iniciação Científica Cesumar no item 7;

*Atenção*: A revista enfatiza ao(s) autor(es) que busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados em língua portuguesa, inglesa e espanhol) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Devem ainda evitar o uso da primeira pessoa “meu estudo...”, ou primeira pessoa do plural “percebemos....”, pois em texto científico o discurso deve ser impessoal, sem juízo de valor e na terceira pessoa do singular.

1.3 Autores
O artigo submetido deve conter no máximo seis autores, e se enquadrar em uma das diferentes seções da revista, descritas no ,item 2. O autor correspondente deverá inserir na submissão, todos os autores envolvidos no artigo. Ao iniciar a submissão encontrará o local para inserir no Passo 3 "Dados da submissão" em "Lista de Coautores;

1.4 Início do processo avaliação

Os artigos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as "Normas Gráficas" e as "Condições para a Submissão". Caso contrário, serão devolvidos para os (as) autores (as) para eventuais correções conforme descritas, caso haja necessidade;


2 SEÇÕES DA REVISTA

2.1 Artigos Originais: Divulgam os resultados de pesquisas inéditas e permitem a reprodução destes resultados dentro das condições citadas no mesmo. Para os artigos originais recomenda-se seguir a estrutura convencional, conforme as seguintes seções: “Introdução; Metodologia; Resultados; Discussão e Conclusão”. A seção “Agradecimentos” é opcional;

2.2 Artigos de Revisão: Analisam e discutem trabalhos de outros autores, revisões bibliográficas etc.;

2.3 Relatos de Caso ou Técnicas: Apresentação da experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas;


3 PROCEDIMENTO ADOTADO PARA ACEITAÇÃO DEFINITIVA

3.1 Primeira Etapa: seleção dos artigos segundo critérios editoriais. O Conselho Editorial constitui a instância responsável por essa etapa.

3.2 Segunda Etapa: Os artigos serão avaliados por dois consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica.

Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se receber os pareceres favoráveis, tanto do avaliador quanto do Conselho Editorial:

a) Aceitação na íntegra;

b) Aceitação com modificações;

c) Recusa integral.

3.3 Decisão editorial: Os artigos que receberem os status de “aprovado” ao final da etapa descrita no item 3.2, serão publicados no primeiro número da revista com espaço disponível;

3.4 O periódico não tem como critério exclusivo de publicação, a ordem cronológica na qual recebe os textos e, sim sua aceitação nas etapas descritas acima;

3.5 O Conselho Editorial não se compromete a devolver os originais enviados.


4 NORMAS GRÁFICAS

São adotadas, neste periódico, as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas:

NBR 10520/2023 – Citações em documentos - Apresentação;

NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento;

NBR 6023/2018 – Referências - Elaboração; NBR 6028/2003 – Resumos;

NBR 6022/2018 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação;

Normas de Apresentação Tabular IBGE, 1993 veja aqui para tabelas e quadros.

4.1 FORMATO

Papel: A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm);
Margem: Margem Superior e Esquerda de 3 cm e Margem Inferior e Direita de 2 cm;
Parágrafo: Justificado com recuo de 1,5 cm na primeira linha;
Espaçamento: Entre linhas 1,5 cm em todo o artigo, com exceção do resumo, referências, citações diretas, depoimentos, tabelas e quadros que deverão ter espaçamento simples;
Fonte: Fonte Arial, tamanho 12 no texto, com exceção das citações diretas acima de 3 linhas que a Fonte deverá ser 10;
Quantidade de páginas permitido: Os artigos devem ser escritos considerando um mínimo de 10 e um máximo de 20 páginas.

4.2 ESTRUTURA DO ARTIGO

A ordem dos tópicos do artigo deve ser a seguinte:

4.2.1 Título: Deverá ser claro, conciso e refletir a essência do artigo e seguir as configurações: Caixa alta, negrito, centralizado e fonte 14; conter 100 caracteres ou 14 palavras; Apresentar o título no idioma português e inglês (Obrigatoriamente);

4.2.2 Autoria: Para assegurar a integridade do anonimato dos autores e garantir o processo de avaliação às cegas, o Arquivo original -texto NÃO deve conter dados de autoria ou qualquer outra informação oculta que possa identificar os autores;

As informações relacionadas aos autores deverão ser preenchidas no momento da submissão do artigo no 3º passo - Dados da submissão – Lista de coautores. Clique AQUI para fazer o download do Tutorial de apoio para cadastro de artigo;

*Atenção*: Sobre Critérios de Autoria leia mais no item 5;

4.2.3 Resumo: Após o título deve-se escrever a palavra Resumo em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda e iniciar o seu conteúdo após dois pontos (:) que deve estar em um parágrafo de no máximo 15 linhas ou 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento simples entre linhas, justificado, em fonte tamanho 12, sem citação de autoria;

4.2.4 Palavras-chave: Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática;

4.2.5 Abstract e keywords: Em Inglês, com formatação igual à do Resumo e palavras-chave;

4.2.6 Texto principal: INTRODUÇÃO; 2 METODOLOGIA; 3 RESULTADO; 4 DISCUSSÃO; CONCLUSÃO; 5 AGRADECIMENTOS (Opcional). O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,5 cm. Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico, exceto a palavra apud e et al. Exemplos: workaholic, gestalt, copenhagener zimtzöts;

4.2.7 Referências: As referências bibliográficas devem ser redigidas segundo a norma NBR 6023/2018 da ABNT e deverão ser listadas em ordem alfabética no final do artigo. Devem ser atualizadas contendo, preferencialmente, os trabalhos mais relevantes publicados nos últimos 5 (cinco) anos (pelo menos 50%), sobre o tema. Deve conter apenas as referências citados no texto;

4.2.8 Títulos das Seções: Devem ter numeração progressiva, conforme NBR 6024/2012, e alinhamento à margem esquerda, sem utilizar ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título NBR 6024/2012. Exemplo de formatação das seções/títulos:

SEÇÃO PRIMÁRIA à LETRA MAIÚSCULA e negrito;

SEÇÃO SECUNDÁRIA à LETRA MAIÚSCULA e sem negrito;

Seção Terciária em negrito e somente o início das palavras em maiúsculo.

4.2.9 Citações: As citações longas (que ultrapassam a três linhas) devem ser digitadas sem aspas, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem recursos tipográficos itálico ou negrito e com espaçamento entre linhas simples (1 cm). As citações curtas (com até três linhas) devem estar inseridas normalmente no texto, com uso de aspas duplas, sem recurso tipográfico itálico ou negrito e sem alteração do tamanho da letra. Em ambos os casos, não esquecer de citar o autor, ano e página de onde o texto foi retirado (NBR 10520/2023). A indicação de autoria pessoa física, dentro dos parênteses, deve ser feita em letras maiúsculas e minúsculas
; A indicação de autoria jurídica, dentro dos parênteses, deve ser feita pela sigla ou nome completo, em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas;

4.2.10 Ilustrações devem ser encaminhadas em arquivos separados e anexados no sistema como Documentos Suplementares no Item 2 Transferência do manuscrito. A extensão dos arquivos preferencialmente deve ser em *.TIF, em modo CMYK paras as coloridas e modo grayscale (tons de cinza) para as P&B, com resolução de 300dpi;

As ilustrações desempenham o papel de auxiliar, ou seja, complementam ou apoiam a expressão de ideias do texto. Por isso, serão aceitos para cada artigo o conjunto de 7 itens entre figuras, tabelas, gráficos e quadros;

5 CRITÉRIOS DE AUTORIA

Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a declaração de concessão enviada pelos autores para a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a revista Iniciação Científica Cesumar como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte original.

A revista Iniciação Científica Cesumar adota os critérios de autoria para artigos segundo as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors. Desta maneira, apenas aquelas pessoas que colaboraram diretamente para o conteúdo intelectual do manuscrito devem ser listadas como autores. Abaixo os três principais critérios que os autores devem observar, de forma a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:

- Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;

- Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;

- Ter aprovado a versão final.

A responsabilidade pela temática dos manuscritos submetidos à revista Iniciação Científica Cesumar pertence aos autores. Embora as informações nesta revista sejam consideradas original e real ao serem publicadas, tanto o editor, bem como os membros do conselho editorial não podem aceitar qualquer responsabilidade legal por quaisquer erros ou omissões que possam ser feitas.

5.1 Diretrizes para Conflito de Interesses

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

É obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo como “Documentos Suplementar” no item 2 Transferência do manuscrito, e transferir o Modelo de declaração de conflito de interesse a seguir, assinado por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido.


MODELO - Declaração de Conflito de Interesse

Eu, _____________________, autor responsável pelo manuscrito “____________________________”, declaro que nenhum dos autores deste estudo possui qualquer tipo de interesse abaixo descrito, ou outros que configurem o chamado Conflito de Interesse.

Declaro que o manuscrito apresentado não recebeu qualquer suporte financeiro da indústria ou de outra fonte comercial e nem eu, nem os demais autores ou qualquer parente em primeiro grau possuímos interesses financeiros/outros no assunto abordado no manuscrito.

Em caso contrário, especifico, abaixo, qualquer associação que possa representar um conflito de interesse que eu e/ou os demais autores ou seus parentes de primeiro grau tive(mos) nos últimos cinco anos com empresas privadas e/ou organizações, mesmo sem fins lucrativos — por exemplo: participação em inventos/desenvolvimento de software, aparelho, técnica de tratamento ou laboratorial, equipamentos, dispositivos ou tecnologias; participações e atividades de consultoria e/ou palestras; propriedade intelectual; participação acionária; situações de licenciamento de patentes etc.

Local, __/__/__. Assinatura(s): _______________

5.2 Ética na Pesquisa em Seres Humanos: A observância dos preceitos éticos referentes à condução, bem como ao relato da pesquisa, são de inteira responsabilidade dos autores, respeitando-se as recomendações éticas compostas na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 2000 e 2008) da Associação Médica Mundial. Para pesquisas que apresentam resultados envolvendo Seres Humanos no Brasil, obrigatoriamente os autores devem observar, integralmente, as normas constantes na Resolução CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção “Metodologia”, que o consentimento dos sujeitos foi obtido e a indicação de que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, bem como citar o número do parecer ou protocolo de aprovação.

5.3 Ética na Pesquisa Animais: Estudos que envolvam experimentos com animais, deve ser respeitada a Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008; e as normas estabelecidas no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., Estados Unidos), de 1996, e os Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA. O(s) autor(es) devem mencionar, no texto do manuscrito, o número do protocolo de aprovação do projeto, emitido por Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


6 MODELO DE REFERÊNCIAS

NA FORMA IMPRESSA

Artigo de Jornal Diário

FRANCO, G. H. B. O que aconteceu com as reformas em 1999. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 dez. 1999. Economia, p.4, Caderno 6.

Artigo de Revista

SIMONS, R. Qual é o nível de risco de sua empresa? HSM Managment, São Paulo, v.3, n. 16, p. 122-130, set./out. 1999.

Artigo de Revista institucional

MELLO, S. C.; LEÃO, A. L.M. de S.; SOUZA NETO, A. F. de. Que valores estão na moda? – Achados muito além do efêmero. Revista de Administração Mackenzie: Revista da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, v.1, n.1, p. 117-134, 2000.

Dicionário

DUCROT, O. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. 2. ed. São Paulo: Perspectivca, 1998. 339p.

Legislação
BRASIL. Lei n.° 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999.

Manual

PARANÁ (Estado). Universidade Estadual de Maringá – Departamento de Administração. Manual do Estágio de Administração da UEM. Maringá, DAD Publicações, 2002, 158p.

Livro

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2002. ISBN 85-249-0050-4.

Capítulo de Livro


FRIGOTTO, G. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, A. H. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p.77-108.

Palestra ou Conferência

RAMOS, P. A avaliação em Santa Catarina. Palestra Proferida na Pós-graduação, Papanduva, SC, 22 fev. 2002.

Anais de congresso

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, 14, 2000, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: CEFET-PB, 2000. 190p.

Resumo de Trabalho de Apresentado em Congresso

VENDRAMETTO, M. C. et al. Avaliação do conhecimento e uso de medicamentos genéricos por acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR, 2., 2001, Maringá. Livro de resumos [...] Maringá: Centro Universitário de Maringá, 2001. p.124.

Resumo de Congresso em evento como um todo

ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CESUMAR, 2., 2001, Maringá. Livro de resumos [...]. Maringá: Centro Universitário de Maringá, 2001. 565p.

Trabalho completo publicado em Anais

SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais [...]. Petrolina: Embrapa, CPATSA, 1994. p.3-4.

Tese/Dissertação/Monografia

FREITAS JÚNIOR, O. de G. Um modelo de sistema de gestão do conhecimento para grupos de pesquisa e desenvolvimento. 2003. 292 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.


MEIO ELETRÔNICO

Arquivo em CD-Rom ou disquete

MICROSOFT Project for Windows 95. Version 4.1. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1995. 1 CD-ROM.

Artigo de Jornal Científico

KELLY, R. Eletronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: http://.... . Acesso em: 25 nov. 1998.

Artigo de Revista

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://... Acesso em: 28 nov. 1998.

E-mail

ALMEIDA, M. P. S. Fichas para MARC [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 12 jan. 2002.

Parte de Monografia

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. In:SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. Disponível em: http://.... Acesso em: 8 mar. 1999.

Programa (Software)

MICROSOFT Project for Windows 95, version 4.1: project planning software.[S.I.]: Microsoft Corporation, 1995. Conjunto de programas. 1 CD-ROM.

Trabalho de Congresso

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos [...]. Recife, UFPe, 1996. Disponível em: http://.... Acesso em: 21 jan. 1997.


7 REVISORES E/OU TRADUTORES INDICADOS


Matthew Philip Jenkis – Somente Tradução
Especialidade: Área de Saúde
CNPJ: 11.737.331/0001-25
Telefone: (41) 3332-0258 / (41) 9935-9838
Jenkinstraducoes@gmail.com


American Journal Experts (AJE)
São Paulo – SP
www.aje.com/pt/services


THOMAS BONNICI
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2253237526673836
E-mail: bonnici@wnet.com.br


Obs: Os pesquisadores deverão assumir os custos da tradução, bem como solicitar uma declaração/certificado da tradução e encaminhar como documento suplementar no momento da submissão do artigo.

Endereço para correspondência:

UNICESUMAR
NAEP - Núcleo de Apoio à Editoração e Pesquisa
Avenida Guedner, 1610 Bloco 11 - 5º andar - Jardim Aclimação Cep: 87.050-390 - Maringá – PR


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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros. Os procedimentos estão de acordo com a Lei Nº13.709 de 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD