As Representações Sociais do Aluno da EaD sobre o Ensino a Distância e Empregabilidade
DOI:
https://doi.org/10.17765/1518-1243.2016v18n2p127-137Palavras-chave:
Ensino a distância, empregabilidade, representações sociaisResumo
Esta pesquisa traz contribuições às discussões que já vêm sendo realizadas no campo de estudos da educação a distância e empregabilidade e oferece dados para melhor compreensão das representações sociais de alunos ingressantes nessa modalidade. Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é analisar as representações sociais dos alunos do ensino a distância sobre a modalidade e a empregabilidade. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista estruturada com alunos de instituições a distância privadas de Salvador, Bahia e, posteriormente, foram analisadas as palavras mais recorrentes; assim como uma análise de conteúdo e da centralidade das características do ensino a distância nas representações sociais. Foi possível concluir que: 1) existe uma representação social positiva da modalidade, o que reforça o fato dela encontrar-se em ascensão; 2) a visão negativa não se sobrepõe aos benefícios, como a flexibilidade; 3) há transformação na representação social do ensino a distância à medida que o indivíduo se insere na modalidade; 4) a modalidade e o conhecimento construído ao longo da formação são a “chave” para conseguir conquistar satisfação profissional e pessoal, inserir-se no mercado, manter-se empregado e, consequentemente, ter retorno financeiro.Downloads
Publicado
2016-12-14
Como Citar
Barreto, E. S. e S., Meneses, D. R. de, & Moscon, D. C. B. (2016). As Representações Sociais do Aluno da EaD sobre o Ensino a Distância e Empregabilidade. Iniciação Científica Cesumar, 18(2), 127–137. https://doi.org/10.17765/1518-1243.2016v18n2p127-137
Edição
Seção
Artigos Originais
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