<b>Estudo das metodologias de especificação de requisitos e sua abordagem quanto aos requisitos não-funcionais de sistemas

  • Everton Luckesi de Souza Cesumar
  • Wilson Bissi Cesumar
  • Márcia Cristina Dadalto Pascutti Cesumar
Palavras-chave: Metodologias de desenvolvimento de software, Requisitos não- Funcionais, Sistemas de informação, Engenharia de software, Methodologies of development of software, Requirements non-functional, Systems of information, Engineering software.

Resumo

A Engenharia de Software é uma abordagem para o desenvolvimento padronizado de software de qualquer natureza. Ela define um conjunto de metodologias, técnicas e ferramentas que, quando bem empregadas, auxiliam efetivamente no processo de desenvolvimento de softwares. Uma das maiores dificuldades da especificação de requisitos é a obtenção dos requisitos não funcionais do sistema, que dizem respeito a desempenho, performance, usabilidade, manutenibilidade, portabilidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é estudar as metodologias que abordam os requisitos não funcionais do sistema e metodologias de desenvolvimento ágil. Para isso se farão análises e comparações entre elas, demonstrando suas principais características, com o intuito de obter maior conhecimento nesta área, tornando-a mais difundida na comunidade, de modo que futuramente sirva como base para outros artigos. Neste trabalho as metodologias de desenvolvimento de software adotadas para estudos foram a MERUSA, XP (Extreme Programming) e SCRUM, das quais as duas últimas são consideradas metodologia de desenvolvimento ágil. Os resultados obtidos são de grande valia, pois é escasso o material que aborda essas metodologias, principalmente sobre a MERUSA, que trata de forma muito eficaz os requisitos não funcionais de sistema, que muitas vezes são omitidos em outras metodologias.

Biografia do Autor

Everton Luckesi de Souza, Cesumar
Acadêmico do curso de Processamento de Dados do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.
Wilson Bissi, Cesumar
Acadêmico do curso de Processamento de Dados do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.
Márcia Cristina Dadalto Pascutti, Cesumar
Docente do curso de Processamento de Dados do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.
Publicado
2007-11-20
Seção
Artigos Originais