Quando as mulheres invadem as salas de musculação: aspectos biossociais da musculação e da nutrição para mulheres

  • Patrícia Lessa UEM
  • Tais Akemi Dellai Oshita UEM
  • Mônica Valezzi CESUMAR
Palavras-chave: Mulheres, Musculação, Nutrição, Women, Weight training, Nutrition.

Resumo

A crença na vulnerabilidade biológica e na fragilidade inata deixou as mulheres fora de muitos esportes. Fragilidade, vulnerabilidade e passividade são características totalmente desfavoráveis às exigências da performance atlética. A musculação, hoje conhecida como exercício resistido, foi, por algum tempo, considerada um esporte contra-indicado para as mulheres. Hoje sabemos que essa atividade, aliada à dieta adaptada ao gasto calórico, é muito importante para o enrijecimento dos músculos e, além disso, para a diminuição da gordura corporal e aceleração do metabolismo. Porém, ainda existem mitos em relação à musculação feminina, que são o reflexo daquelas contra-indicações, como a idéia de que as mulheres praticantes ficam masculinizadas. Na presente pesquisa investigamos quais os conhecimentos e/ou mitos que rotineiramente estão envolvidos no treinamento e na alimentação das praticantes de musculação. Para isso, através de um projeto-piloto, fizemos um levantamento de dados utilizando técnicas da entrevista semi-estruturada e do formulário alimentar para a coleta dos dados; depois fizemos a análise de conteúdos para avaliar os resultados encontrados entre a população de mulheres praticantes de musculação voltada para força e hipertrofia nas academias na cidade de Maringá - PR, com o objetivo de verificar os mitos e os conhecimentos envolvidos na rotina de treinamento e na dieta das praticantes.

Biografia do Autor

Patrícia Lessa, UEM
Docente de Metodologia da Pesquisa da Universidade Estadual de Maringá - UEM; Doutora em História pela Universidade de Brasília - UNB.
Tais Akemi Dellai Oshita, UEM
Personal Trainer; Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia Humana pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Mônica Valezzi, CESUMAR
Acadêmica do curso de Nutrição do CESUMAR - Centro Universitário de Maringá.
Publicado
2007-11-20
Seção
Artigos Originais