Impacto da Tecnologia da Informação em Empresas: Estudo de Caso Em Uma Clínica Odontológica

  • Rafael Marques Herrera Cesumar
  • Aline Maria Malachini Miotto Cesumar
  • Marcelo Augusto Amaral Cesumar
Palavras-chave: Odontologia, Sistemas de informação, Tecnologia da informação, Dentistry, Information System, Information Technology.

Resumo

Inicialmente destinados à gestão de negócios, os sistemas de informação auxiliam organizações que desejam ser competitivas. Focado em analisar informações para assistir nas tomadas de decisão, estes sistemas têm crescido, e hoje estão evoluindo para sistemas de informação tecnológicos. Considerando-se um sistema como um conjunto de elementos organizados com um fim em comum, diversas áreas de mercado podem se enquadrar nesta definição e assim ser beneficiadas. Uma das áreas que atualmente mais necessitam de ajuda é a odontologia, já que um número grande de dentistas recém-formados está se juntando ao mercado a cada ano, tornando essa área um negócio muito competitivo. O principal objetivo deste projeto é incluir a odontologia no exigente mercado atual através de sistemas de informação tecnológicos especialmente desenvolvidos para essa área da saúde. Também foi realizado um estudo bibliográfico que ajuda na elaboração de um sistema de informação específico para a odontologia. Este sistema de informação foi construído mediante a coleta e análise de dados de um consultório odontológico. Para a implementação foi utilizada a linguagem de programação Visual Basic 6 com banco de dados Microsoft SQL Server 7. Finalmente, foi efetuada uma análise e validação do seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Rafael Marques Herrera, Cesumar
Discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: rafahel@uol.com.br
Aline Maria Malachini Miotto, Cesumar
Docente dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: amiotto@cesumar.br.
Marcelo Augusto Amaral, Cesumar
Docente do curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: amaral@cesumar.br
Publicado
2008-10-27
Seção
Artigos de Iniciação Científica