Análise das estruturas de governança adotadas entre produtores rurais e corretores na cadeia produtiva do feijão

  • Fabricio Oliveira Leitão Instituto de Estudos Socioeconomicos — INESC
  • Marlon Vinícios Brisola Instituto de Estudos Socioeconomicos — INESC
  • Karim Marini Thomé Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: Feijão, Estruturas de Governança, Produtores, Corretores

Resumo

A forma de comercialização do feijão tem sido apontada como prejudicial ao desenvolvimento da atividade, passando a ser considerada como um dos principais gargalos da cadeia produtiva. O mercado do feijão é caracterizado pela instabilidade e acaba sofrendo interferência de atuações muitas vezes informais devido à atuação de atravessadores. Com base nestas dificuldades o presente estudo identificou os principais pontos levados em consideração na transação pelas partes envolvidas e caracterizou a transação entre produtores e corretores, identificando assim a forma de governança adotada entre eles. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória com natureza das variáveis qualitativas junto a 10 produtores e 10 corretores de Unaí - MG. Os resultados mostraram que grande parte das transações entre produtores e corretores se dá via mercado e devido à alta especificidade temporal do produto e a alta incerteza quanto ao preço, essa transação poderia ser mais eficientemente coordenada por meio de contratos.

Biografia do Autor

Fabricio Oliveira Leitão, Instituto de Estudos Socioeconomicos — INESC
A
Marlon Vinícios Brisola, Instituto de Estudos Socioeconomicos — INESC
Médico Veterinário; Mestre em Agronegócio pela Universidade de Brasília – UnB; Coordenador Pedagógico Acadêmico do Instituto de Ensino Superior Cenecista- INESC; Doutorando no Centro de Estudos Comparados das Américas – CEPPAC/UnB. E-mail: mvbrisola@hotmail.com.
Karim Marini Thomé, Universidade de Brasília - UnB
Administrador e Agrônomo; Mestre em Agronegócio pela Universidade de Brasília – UnB. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. E-mail: thome@unb.br
Seção
Agronegócio