Análise comparativa dos padrões sazonais de comportamento dos preços do amendoim no período de janeiro de 1996 a dezembro de 2005

  • Jair Júnior Sanches Sabes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Alexandre Florindo Alves Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Amendoim, Cadeia Produtiva, Padrão Sazonal

Resumo

O presente artigo refere-se ao estudo e comparação dos padrões sazonais de comportamento dos preços do amendoim no período de janeiro de 1996 a dezembro de 2005. Constata-se que fatores sazonais, safra e entressafra, de fato influenciam o comportamento e a oscilação de preços no mercado de amendoim ao produtor. Por meio da análise comparativa percebem-se diferenças como padrão sazonal e dispersão de preços entre os mercados primário (produtor) e secundário (atacado) do amendoim. Por fim, ressalta-se a importância de conhecer a variação sazonal e a irregularidade de preços do amendoim em diferentes níveis de mercado que compõem a sua cadeia produtiva, sendo esse estudo extremamente valioso no norteamento dos agentes econômicos que operam, direta e indiretamente, no agronegócio do amendoim.

Biografia do Autor

Jair Júnior Sanches Sabes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Mestrando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. E-mails: jair.sabes@dep.ufscar.br, jair.sabes@gmail.com.
Alexandre Florindo Alves, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Docente Adjunto do Departamento de Economia na Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mails: afalves@uem.br, afalves@gmail.com.
Publicado
2009-08-10
Seção
Agronegócio