A Tecnologia Multimídia Ergoshow como Prática no Processo de Ensino-Aprendizagem sobre Saúde e Segurança no Trabalho: Uma Revisão

  • Sharinna Venturim Zanuncio Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG
  • Simone Caldas Tavares Mafra Universiade Federal de Viçosa
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Rebelo Faculdade de Motricidade Humana
Palavras-chave: Tecnologias Multimídias, Saúde e Segurança no Trabalho, Qualidade de Vida, Crianças

Resumo

A saúde e segurança do trabalhador são importantes e devem ser aprendidas pelas crianças e adolescentes, auxiliando-os na construção desses conceitos, colaborando para que sejam adultos mais conscientes da importância destes aspectos, tanto para a sua saúde quanto na qualidade de vida no cotidiano. Meios multimídia, para transmitir conteúdos da Saúde e Segurança no Trabalho (SST), utilizando-se da ergonomia, é uma perspectiva em função da grande popularidade que os jogos computadorizados têm neste público. Os jogos despertam interesse pela temática e, consequentemente maior assimilação do conteúdo trabalhado. Este estudo objetivou apresentar, por meio de pesquisa bibliográfica, uma discussão acerca de temáticas relacionadas ao uso da tecnologia multimídia como forma de aprendizagem de crianças e adolescentes, em especial o software ERGOSHOW, que trabalha conceitos relacionados à saúde e segurança no trabalho, apresentando ludicidade e utilizando o “Google Acadêmico” para acesso a papers, dissertações e teses, bem como a Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa, no que se refere à busca de livros que pudessem elucidar tal discussão. Pode-se perceber, que o estudo e o conhecimento sobre a contribuição dos jogos eletrônicos no processo de ensino aprendizagem faz-se necessário, não só pela grande popularidade que este tipo de jogo tem assumido junto ao público do estudo, mas pela contribuição no processo de dinamização e interação no ensino.

Biografia do Autor

Sharinna Venturim Zanuncio, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG
Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa – UFV; Discente do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED); Assistente de Pesquisa do Grupo de Pesquisa ERGOPLAN (Planejamento Ergonômico do Trabalho) Universidade Federal de Viçosa – UFV; e-mail: sharinnavz@yahoo.com.br
Simone Caldas Tavares Mafra, Universiade Federal de Viçosa
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é Docente associada da Universidade Federal de Viçosa – UFV; Pós-doutorado, no Sealy Center on Aging da University of Texas Medical Branch, Texas, Estados Unidos, centro este colaborador da WHO/PAHO na linha de pesquisa Minority Aging, sob a orientação da Dra. Rebeca Wong.
Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa
Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa – UFV; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Atualmente é Docente Associada I (DR) da Universidade Federal de Viçosa – UFV.
Francisco Rebelo, Faculdade de Motricidade Humana
Atualmente é Docente associado na Faculdade de Motricidade Humana no Departamento de Ergonomia da Universidade Técnica de Lisboa lecionando na Licenciatura em Ergonomia e no Mestrado de Ergonomia na Segurança no Trabalho. Licenciado em Ergonomia, na Faculdade de Motricidade Humana e Doutorado em Motricidade Humana na especialidade de Ergonomia na Faculdade de Motricidade Humana.
Publicado
2013-05-02
Seção
Artigos Originais