Plano Nacional da Educação 2011-2020, da Conferência à Aprovação: Avanços e Retrocessos no Ensino Superior
Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional da Educação, Ensino Superior.Resumo
O presente artigo apresenta a análise das discussões realizadas na Conferência Nacional de Educação (CONAE) e as possíveis divergências expressas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 no que diz respeito ao Ensino Superior. Por meio de pesquisa bibliográfica, realizamos uma análise crítica e comparativa entre o Documento Final da CONAE, especificamente o eixo III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar e o Projeto de Lei nº 8.035 de 2010, referente ao PNE 2011-2020, no que se refere à meta 12, voltada para as ações po-líticas e educacionais no que tange o Ensino Superior. Os resultados desta pesquisa apontam para uma reflexão acerca dos anseios da sociedade civil organizada por meio da CONAE e das contradições expressas no PNE, decênio 2011-2020.Downloads
Publicado
2013-04-24
Como Citar
Silva, J. C. da, & Pasquini, A. S. (2013). Plano Nacional da Educação 2011-2020, da Conferência à Aprovação: Avanços e Retrocessos no Ensino Superior. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/2861
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.