Plano Nacional da Educação 2011-2020, da Conferência à Aprovação: Avanços e Retrocessos no Ensino Superior

Autores

  • Josiane Carlota da Silva Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Adriana Salvaterra Pasquini

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional da Educação, Ensino Superior.

Resumo

O presente artigo apresenta a análise das discussões realizadas na Conferência Nacional de Educação (CONAE) e as possíveis divergências expressas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 no que diz respeito ao Ensino Superior. Por meio de pesquisa bibliográfica, realizamos uma análise crítica e comparativa entre o Documento Final da CONAE, especificamente o eixo III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar e o Projeto de Lei nº 8.035 de 2010, referente ao PNE 2011-2020, no que se refere à meta 12, voltada para as ações po-líticas e educacionais no que tange o Ensino Superior. Os resultados desta pesquisa apontam para uma reflexão acerca dos anseios da sociedade civil organizada por meio da CONAE e das contradições expressas no PNE, decênio 2011-2020.

Biografia do Autor

Josiane Carlota da Silva, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; E-mail: josi_0307@hotmail.com

Adriana Salvaterra Pasquini

Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia e Pesquisa Educacional, Mestre em Educação

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Publicado

2013-04-24

Como Citar

Silva, J. C. da, & Pasquini, A. S. (2013). Plano Nacional da Educação 2011-2020, da Conferência à Aprovação: Avanços e Retrocessos no Ensino Superior. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/2861

Edição

Seção

Artigos Originais