A Presença da Laicidade nas Escolas Públicas Brasileiras: Do Professor ao Livro Didático

Autores

  • Silvio Ruiz Paradiso UNICESUMAR Centro Universitário de Maringá Universidade de São Paulo
  • Ana Angélica Hayden Uemura UNICESUMAR -Centro Universitário de Maringá

Palavras-chave:

Escola Pública, Laicidade, Proselitismo, Religião.

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa exploratória problematizou a temática da laicidade dentro das escolas públicas, bem como o do Ensino Religioso. A partir de pesquisas bibliográficas, investigamos se a escola está dentro dos ditames da constituição, que assegura o direito de todos conviverem no ambiente escolar, respeitando a liberdade de crença, bem como agnóstica, a privilegiar um espaço escolar de tolerância entre religiões hegemônicas e minoritárias, teístas e ateístas. A pesquisa, além de relevante, é atual, visto que se baseou não apenas em textos teórico-críticos acerca do tema, mas também em casos reais de violências em escola, motivadas por posições religiosas, evidenciando a necessidade de que educadores e demais pessoas envolvidas na educação revejam suas práticas pedagógicas, muitas vezes, contaminadas de ações proselitistas.

Biografia do Autor

Silvio Ruiz Paradiso, UNICESUMAR Centro Universitário de Maringá Universidade de São Paulo

Pós-Doutorado em Literatura Africana pela USP. Doutor em Letras (Estudos Literários) pela UEL. Professor da Unicesumar. Líder do grupo de pesquisa em "Literatura, Estudos Culturais e Pós-colonialismo"

Downloads

Publicado

2017-03-01

Como Citar

Paradiso, S. R., & Uemura, A. A. H. (2017). A Presença da Laicidade nas Escolas Públicas Brasileiras: Do Professor ao Livro Didático. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 21(2), 347–362. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/5122

Edição

Seção

Artigos Originais