CARACTERIZAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS

Palavras-chave: Enfermagem, Educação, Ensino e pesquisa

Resumo

O presente artigo tem por finalidade a reflexão sobre o conhecimento científico e suas tendências metodológicas na construção do conhecimento prático dos enfermeiros. Para tanto, pretendeu-se responder a seguinte problemática: quais são os fundamentos epistemológicos da prática dos enfermeiros? E quais são as tendências metodológicas do universo científico dos enfermeiros? Assim, com o levantamento bibliográfico, descritivo e exploratório, investigamos os periódicos e indexação científica disponível em três bases eletrônicas online, de 2014 a 2018. Desde a imersão exaustiva, na construção sistemática, coerente, concisa e pontual do tema até as análises práticas do exercício profissional dos enfermeiros. Nesse sentido, foi possível constatar que para experimentar alguns legados, rotulados sobre a “arte do cuidado”, é necessária uma ciência natural existencial e essencial, do desempenho do profissional de enfermagem de alto nível, no sentido que é assumido como verdade, muito além do conhecimento científico, pedagógico, puro e significativo, na construção do conhecimento da profissão. Além disso, o grande impacto nas competências para o trabalho, que, não despertam interesses suficientes, para uma hierarquia profissional heterogênea. Chegando ao caso em que as tendências epistemológicas são inseparáveis estabelecidas, ao raciocínio direto do conhecimento, onde, novas posturas científicas e ideológicas podem ser exploradas, para o contexto de ensino, a priori, na graduação em enfermagem.

Biografia do Autor

Lívia Nerillo, Universidade Estadual de Maringá – UEM
Enfermeira, Pós-Graduanda em Docência no Ensino Superior EAD pelo UniCesumar (2019), e Mestranda de Biociências e Fisiopatologia – PBF, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2019), Brasil.
Anderson Alexandre Rodrigues, SETEBARE
Diretor e Professor do curso de Teologia do SETEBARE (2010) e Professor no curso de Graduação em Teologia na Unicesumar – EAD (2018). Orientador dos cursos de pós-graduação das áreas de Educação e de Teologia da Unicesumar – EAD (2019), Brasil.
Jorge Juarez Vieira Teixeira, Universidade Estadual de Maringá – UEM
Farmacêutico, Mestre/Doutor e Pós-Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP (1999/2003 e 2012). Professor associado Tide A da Universidade Estadual de Maringá – UEM (2019), Brasil.

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Publicado
2020-12-29
Seção
Gestão do Conhecimento