CARACTERIZAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS
DOI:
https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n2p381-396Palavras-chave:
Enfermagem, Educação, Ensino e pesquisaResumo
O presente artigo tem por finalidade a reflexão sobre o conhecimento científico e suas tendências metodológicas na construção do conhecimento prático dos enfermeiros. Para tanto, pretendeu-se responder a seguinte problemática: quais são os fundamentos epistemológicos da prática dos enfermeiros? E quais são as tendências metodológicas do universo científico dos enfermeiros? Assim, com o levantamento bibliográfico, descritivo e exploratório, investigamos os periódicos e indexação científica disponível em três bases eletrônicas online, de 2014 a 2018. Desde a imersão exaustiva, na construção sistemática, coerente, concisa e pontual do tema até as análises práticas do exercício profissional dos enfermeiros. Nesse sentido, foi possível constatar que para experimentar alguns legados, rotulados sobre a “arte do cuidado”, é necessária uma ciência natural existencial e essencial, do desempenho do profissional de enfermagem de alto nível, no sentido que é assumido como verdade, muito além do conhecimento científico, pedagógico, puro e significativo, na construção do conhecimento da profissão. Além disso, o grande impacto nas competências para o trabalho, que, não despertam interesses suficientes, para uma hierarquia profissional heterogênea. Chegando ao caso em que as tendências epistemológicas são inseparáveis estabelecidas, ao raciocínio direto do conhecimento, onde, novas posturas científicas e ideológicas podem ser exploradas, para o contexto de ensino, a priori, na graduação em enfermagem.Referências
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