METODOLOGIAS ATIVAS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE SOBRE O ESTADO DA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n2p367-380

Palavras-chave:

Contabilidade, Ensino em Ciências Contábeis, Ensino Superior, Metodologias Ativas, Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar o estado da arte das discussões sobre metodologias ativas nos cursos de ciências contábeis, das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Destaca-se, que as discussões sobre a utilização das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem é um assunto em evidência. Cabe ressaltar que, quando aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação, um tema consolidado na sociedade, as metodologias ativas podem contribuir no desenvolvimento de relevantes competências para os acadêmicos. Nesse sentido, foram levantados junto à base de dados da CAPES os estudos que discutiram sobre a temática em questão. Os resultados evidenciaram que há significativas questões a serem investigadas sobre a aplicação das metodologias ativas nos cursos de graduação em ciências contábeis. Entretanto, com o avanço da disponibilidade de programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade, principalmente em nível de doutorado, com ênfase na linha de pesquisa específica em educação e pesquisa contábil, espera-se que novos estudos possam ser desenvolvidos.

Biografia do Autor

Samuel Lyncon Leandro de Lima, Universidade Cesumar - UniCesumar

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel (PR), Brasil.

Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Universidade Cesumar - UniCesumar

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora mediadora da Pós-graduação EaD (UNICESUMAR), Maringá, PR, Brasil.

Sara Talitiane Viana Machado Leandro de Lima , Universidade Cesumar - UniCesumar

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Lima, S. L. L. de ., Bergamim, Érica G. J. ., & Lima , S. T. V. M. L. de . (2020). METODOLOGIAS ATIVAS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE SOBRE O ESTADO DA ARTE. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 25(2), 367–380. https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n2p367-380

Edição

Seção

Artigos Originais