METODOLOGIAS ATIVAS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE SOBRE O ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n2p367-380Palavras-chave:
Contabilidade, Ensino em Ciências Contábeis, Ensino Superior, Metodologias Ativas, Tecnologia da Informação e ComunicaçãoResumo
O objetivo do artigo foi analisar o estado da arte das discussões sobre metodologias ativas nos cursos de ciências contábeis, das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Destaca-se, que as discussões sobre a utilização das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem é um assunto em evidência. Cabe ressaltar que, quando aliada às Tecnologias da Informação e Comunicação, um tema consolidado na sociedade, as metodologias ativas podem contribuir no desenvolvimento de relevantes competências para os acadêmicos. Nesse sentido, foram levantados junto à base de dados da CAPES os estudos que discutiram sobre a temática em questão. Os resultados evidenciaram que há significativas questões a serem investigadas sobre a aplicação das metodologias ativas nos cursos de graduação em ciências contábeis. Entretanto, com o avanço da disponibilidade de programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade, principalmente em nível de doutorado, com ênfase na linha de pesquisa específica em educação e pesquisa contábil, espera-se que novos estudos possam ser desenvolvidos.Referências
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