Uma proposta de trabalho com o letramento literário para fortalecimento das identidades das crianças negras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9176.2023v28n1.e11366

Palabras clave:

Criança negra, Língua portuguesa, Letramento literário

Resumen

Na prática pedagógica, o letramento literário efetiva-se da apropriação da literatura enquanto linguagem, a partir do contato direto do(a) leitor(a) com os textos literários. Nesse sentido, a escola cumpre o papel de formar uma identidade literária ao(a) leitor(a). Sendo assim, este artigo aborda uma proposta de trabalho para fortalecimento das relações étnico-raciais por meio de um conjunto de atividades sequenciadas, em aulas de língua portuguesa que possam ser ministradas aos(às) alunos(as) do quinto ano das séries iniciais do ensino fundamental. Como aporte teórico, ancoramo-nos no pressuposto teórico da Sequência Básica de Leitura (SBL), proposto por Cosson (2009), embasados na releitura de Arantes, Silva, Chaguri e Gaspar (2022). Com relação aos aspectos metodológicos, centramo-nos em uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. O resultado final deste artigo resultou em um conjunto de atividades sequenciadas, para aulas do quinto ano na disciplina de língua portuguesa. Isso permitirá o possível desenvolvimento do letramento literário dos(as) alunos(as), pela leitura, análise, interpretação e socialização do livro “O Cabelo de Cora”, da escritora Ana Zarco Câmara. O público-alvo é professores(as) que atuam com o componente curricular de língua portuguesa na rede pública de ensino de qualquer estado da federação brasileira.

Biografía del autor/a

Fernanda Izabel Silva de Lima, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (PE), Brasil.

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte (PE), Brasil.

Citas

ANDRADE, I. P. Racismo e anti-racismo na literatura infanto-juvenil. Recife: Etnia Produção Editorial, 2001.

ARANTES, A. S.; SILVA, F. C.; CHAGURI, J. P. GASPAR, M. M. G. (org.). Os desafios da educação básica para inserção das relações étnico-raciais e inclusão social: propostas de intervenções didático- pedagógicas. Camaragibe: IGP, 2022.

ARANTES, A. S.; SILVA, F. C.; CHAGURI, J. P. GASPAR, M. M. G. Com a Palavra “Os(as) Formadores(as)”. In: ARANTES, A. S.; SILVA, F. C.; CHAGURI, J. P. GASPAR, M. M. G. (org.). Os desafios da educação básica para inserção das relações étnico-raciais e inclusão social: propostas de intervenções didático- pedagógicas. Camaragibe: IGP, 2022, p. 07-10.

ARANTES, A. S.; GASPAR, M. M. G. S. Diversidade Étnico-Racial e Literatura Infanto-Juvenil: uma reflexão teórico-metodológica de “pesquisa-ação-formação”. In: ARANTES, A. S.; GASPAR, M. M. G. S. (org.). Literatura Afro-Brasileira e Africana: experiências formadoras na extensão, no ensino e na pesquisa. Recife: Edupe, 2018, p. 25-42.

BARBOSA, A. C. A.; ESPÍRITO SANTO, L. A.; SILVA, M. P.; GASPAR, M. M. G. S.; ARRUDA, R. I. Entre Fios e Cachos dos Cabelos: existe um modelo? In: ARANTES, A. S.; SILVA, F. C.; CHAGURI, J. P. GASPAR, M. M. G. (org.). Os desafios da educação básica para inserção das relações étnico-raciais e inclusão social: propostas de intervenções didático- pedagógicas. Camaragibe: IGP, 2022, p. 53-68.

BRASIL. Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: MEC, 2003. Disponível online em: https://www.mpma.mp.br/arquivos/CAOPDH/Leis_10.639_2003__inclus%C3%A3o_no_curr%C3%ADculo_oficial_da_Hist%C3%B3ria_e_Cultura_Afrobrasileira.pdf. Acesso em 20 out. 2022.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009.

CÂMARA, A. O cabelo de Cora. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

FERREIRA, A. J. Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem. Campinas: Pontes Editores, 2015a.

FERREIRA, A. J. Letramento Racial Crítico Através de Narrativas Autobiográficas: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015b.

GENETTE. G. Paratextos Editoriais. Trad. de Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo:Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.

HOOKS, B. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. de Marcelo Simão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

HOOKS, B. Olhares Negros: raça e representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

JOVINO, I. S. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In: SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (org.). Literatura afro-brasileira. Brasília: Fundação Cultural Palmares; Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, 2006. p. 179-217.

MINAYO, M. C. S. et al. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

MUNDO BITA. Quanto cabelo que há. Youtube Brasil. 22 de jan. de 2021. Disponível online em: https://www.youtube.com/watch?v=zWfIisTWZOk. Acesso em 18 de out. de 2022.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

SPENGLER, M. L. P.; DEBUS, E. S. D. Personagens negras nos livros de imagens do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 1, p. 1-20, 2019.

TRINCONI, A.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Ápis de Língua Portuguesa: 5º ano do ensino fundamental (anos iniciais). 3. ed. São Paulo: Ática, 2017.

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Lima, F. I. S. de ., & Chaguri, J. . de P. . (2023). Uma proposta de trabalho com o letramento literário para fortalecimento das identidades das crianças negras. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 28(1), 9–24. https://doi.org/10.17765/2176-9176.2023v28n1.e11366

Número

Sección

Artigos Originais