Uma proposta de trabalho com o letramento literário para fortalecimento das identidades das crianças negras
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9176.2023v28n1.e11366Palavras-chave:
Criança negra, Língua portuguesa, Letramento literárioResumo
Na prática pedagógica, o letramento literário efetiva-se da apropriação da literatura enquanto linguagem, a partir do contato direto do(a) leitor(a) com os textos literários. Nesse sentido, a escola cumpre o papel de formar uma identidade literária ao(a) leitor(a). Sendo assim, este artigo aborda uma proposta de trabalho para fortalecimento das relações étnico-raciais por meio de um conjunto de atividades sequenciadas, em aulas de língua portuguesa que possam ser ministradas aos(às) alunos(as) do quinto ano das séries iniciais do ensino fundamental. Como aporte teórico, ancoramo-nos no pressuposto teórico da Sequência Básica de Leitura (SBL), proposto por Cosson (2009), embasados na releitura de Arantes, Silva, Chaguri e Gaspar (2022). Com relação aos aspectos metodológicos, centramo-nos em uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo. O resultado final deste artigo resultou em um conjunto de atividades sequenciadas, para aulas do quinto ano na disciplina de língua portuguesa. Isso permitirá o possível desenvolvimento do letramento literário dos(as) alunos(as), pela leitura, análise, interpretação e socialização do livro “O Cabelo de Cora”, da escritora Ana Zarco Câmara. O público-alvo é professores(as) que atuam com o componente curricular de língua portuguesa na rede pública de ensino de qualquer estado da federação brasileira.Referências
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