EXPORTAÇÃO DE SOJA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: CARACTERÍSTICAS DA COMERCIALIZAÇÃO

Enoch Felix de Oliveira Junior, Eduardo Luis Casarotto, Jane Corrêa Alves Mendonça, Erlaine Binotto, Michele Vasti Antônia Parlandim da Silva

Resumo


Nas últimas décadas, a cultura da soja assumiu importância crescente no Estado de Mato Grosso do Sul, fazendo com que as tradings companies, cada vez mais, tenham uma posição estratégica no cenário econômico regional. O Estado assumiu papel significativo no agronegócio brasileiro com destaque no volume exportado e a produtividade. Este artigo tem por objetivo caracterizar o processo de comercialização da soja exportada no Estado de Mato Grosso do Sul. Constitui-se em uma pesquisa exploratória – descritiva, com análise documental, estudo de campo, entrevistas com questionários semiestruturados e análises de dados secundários. Os resultados apontam para a importância da estratégia utilizada pelas empresas comercializadoras, o foco no cliente, para aproximar a relação com os produtores rurais. Constatou-se também que, tanto para as agroindústrias, como para as cerealistas, o preço é considerado um dos fatores cruciais para a negociação, em que a variação de centavos define a compra de um lote de soja.

Palavras-chave


Mato Grosso do Sul; Soja; Comercialização

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n1p71-97

Revista em Agronegócio e Meio Ambiente
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
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