LOGÍSTICA AGROINDUSTRIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NOS ANAIS DE CONGRESSO DA SOBER

  • Amanda Cristina Gaban Filippi Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Agronegócios - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (PROPAGA/FAV/UnB)
  • Patricia Guarnieri Universidade de Brasília
  • Josivânia Silva Farias Universidade de Brasília
Palavras-chave: Logística agroindustrial, Revisão sistemática da literatura, SOBER

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o conteúdo de trabalhos relacionados à logística agroindustrial publicados nos anais do Congresso da SOBER no período de 2005 a 2015, considerando que este é o principal evento da área de agronegócio no país. Para isto, foi realizado um trabalho descritivo e qualitativo, cujo procedimento técnico utilizado foi a revisão sistemática da literatura, seguindo o protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008). Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados explicitaram problemas metodológicos, descrição e explicação insuficiente de materiais e métodos utilizados nos artigos, mas também possibilitaram algumas sugestões de trabalhos futuros, sugestões de técnicas e procedimentos metodológicos para estudos em logística agroindustrial e objetos que podem ser abordados futuramente. Este artigo contribui com a ampliação do conhecimento da direção dos estudos nesta área e, assim, poderá sinalizar uma agenda para estudos futuros.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Gaban Filippi, Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação em Agronegócios - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (PROPAGA/FAV/UnB)
Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade São Paulo (USP). Fui membro do grupo de pesquisa Diversidade Genética e Melhoramento - USP durante 2 anos com ênfase em melhoramento genético de soja e resistência a insetos. Fui membro do Grupo de Estudos "Luiz de Queiroz" 2013 (GELQ 2013) da ESALQ e chefe do Evento de Energia Renováveis. Atuei com pesquisa na área de Educação no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP com ênfase na análise da proposta curricular do estado de São Paulo. Realizei intercâmbio na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal), conveniada com a ESALQ/USP. Fui analista/pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG) e realizou Prática Profissionalizante em "Sistemas Logísticos Agroindustriais" (ESALQ/USP). Atualmente sou Mestranda em Agronegócios pela Universidade de Brasília (PROPAGA/UnB) e trabalho com Armazenagem de Produtos Agrícolas.
Patricia Guarnieri, Universidade de Brasília
Professora adjunta do curso de Administração da Universidade de Brasilia (UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2012. Mestre em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão Industrial, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2006. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel e Instituto Brasileiro de Pesquisas Sócio-Econômicas, 2002 e, Especialista em Docência no Ensino Superior pela União Panamericana de Ensino, 2005. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2000. Tem experiência em Gestão de Empresas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Logística de Suprimentos e Logística Reversa, Gestão de parcerias e relacionamentos colaborativos no SCM, Contabilidade Ambiental, Análise Financeira de Empresas e Análise de decisões. É autora do livro Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais, capítulos em livros nacionais e internacionais. Referee dos journals: Journal of Industrial Engineering and Management; International Journal of Sustainable Engineering e Independent Journal of Management & Production, além de eventos nacionais e internacionais.
Josivânia Silva Farias, Universidade de Brasília
Professora Adjunto III da Universidade de Brasília (UnB), lotada no Departamento de Administração. Professora de Graduação (ADM/UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa LInSE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Inovação e Serviços - http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240602IRZ8KT1). Administradora - CRA/DF n° 021196. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (1996). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe/UFS (2000). Doutora em Administração pela Universidade de Brasília/UnB. Tem cursos de especialização lato sensu em Gerenciamento de Empresas de Turismo (UFS-SE) e MBA em Marketing (FGV-RJ). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia, Serviços e Inovação. Também atuou (2006 a 2012) como professora-pesquisadora, tutora e/ou supervisora de conteúdo no curso de Administração com ensino na modalidade a distância (EaD)/UnB. Foi Diretora de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE), cuja diretoria é vinculada ao Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade de Brasília (UnB) no período novembro/2011 a outubro de 2013. Retornou ao cargo (DCADE/DGP/UnB) em novembro de 2014, no qual permanece até a data atual.

Referências

ALMEIDA, E.S.; GUILHOTO, J.J.M. O custo de transporte como barreira ao comércio na integração econômica: o caso do Nordeste. In:44ºCONGRESSO DA SOBER,2006, Fortaleza. Anais...Fortaleza, 2006.

ALMEIDA, P.R.V.; RODRIGUES, G.Z.R.; WANDER, A.E. Análise da logística de transporte na comercialização da produção de soja na região Centro-Oeste com foco no modal rodoviário. In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.

AMARAL, B.M.; SOUSA FILHO, S.M.; FAVERO, L.A. Outsourcing na gestão da cadeia do frio, o papel do operador logístico como solução de armazenagem, distribuição e climatização: o caso TRU logística. In:CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

AMORIM, N.S.; CENTENARO, M. CAETANO, J.E.B. FERREIRA, B.M.O. Panorama da infraestrutura de armazenagem de grãos do estado de Mato Grosso do Sul: um estudo apoiado em análise envoltória de dados (DEA). In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015.

ARRUDA, P.N.; SILVA NETO, W.A.; BASTOS, A.C. A capacidade de armazenagem de grãos no estado de Goiás. In: CONGRESSO DA SOBER, 52., 2014, Goiânia. Anais... Goiânia, 2014.

BAHIA, P.Q.; TOBIAS, M.S.G.; SOUZA, M.S.; SOUZA, M.G. A competitividade da soja do centro-oeste através da logística de redes de transportes de grãos de soja para exportação do estado do MatoGrosso. In: CONGRESSO DA SOBER, 45., 2007, Londrina. Anais... Londrina, 2007.

BALLOU, R.H. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BEDOYA, D.M.V.; CAMPOS, P.M.; RIBEIRO, G.G. Panorama brasileiro de transporte intermodal de carnes congeladas para exportação. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais...Vitória, 2012.

BEDOYA, D.M.V; CAMPOS, P.M.; ZEN, S.; DEBLITZ, C. Levantamento da cadeia de transportes de pecuária bovina e carne brasileira para os principais centros de distribuição europeus e estimativa da emissão de dióxido de carbono por meio destas. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais... Vitória, 2012.

BLOIS, H.D.; OLIVEIRA, G.; BELISÁRIO, E.; FINAMORE, M.C. Um estudo de caso aplicando a ferramenta de gestão ABM/ABC na logística de distribuição. In: CONGRESSO DA SOBER, 48., 2010, Campo Grande. Anais... Campo Grande, 2010.

BRAGAGNOLO, C.; GUIMARÃES, V.A. A regra ótima de armazenamento de arroz no Brasil através de um modelo dinâmico de expectativas racionais. In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006,Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

CAIXETA FILHO, J.V. Logística para a agricultura brasileira. Revista Brasileira de Comércio Exterior, v. 103, p. 18-30, 2010.

CAIXETA FILHO, J.V. Excessivas perdas para a agricultura brasileira. Jornal Estadão: Blog Radar do Agronegócio, 2015. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br>. Acesso em: 22 de maio de 2015.

CAMPOS, C.J.G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n.5, p. 611-614, set./out. 2004.

CAMPOS, P.M.; BEDOYA, D.M.; ZEN, S.; DEBLITZ, C. Caracterização de rotas alternativas no transporte da carne bovina brasileira “in natura” exportada para os principais centros consumidores europeus e estimativa da emissão de dióxido de carbono por meio destas. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais... Vitória, 2012.

CÁRIO, S.A.F.; SEABRA, F.; NICOLAU, J.A.; SIMIONI, F.J.; BITTENCOURT, C.C. Descompasso entre a estrutura da produção e de armazenamento de maçã em Santa Catarina: implicações e consequências para o produtor não organizado. In: CONGRESSO DA SOBER, 48., 2010, Campo Grande. Anais... Campo Grande,2010.

CASTILLO, R. Agronegócio e Logística em Áreas de Cerrado: expressão da agricultura científica globalizada. Revista da ANPEGE, v.3, p. 33-43, 2007.

CNT - Confederação Nacional do Transporte. Boletim Estatístico, Agosto de 2016. Disponível em: . Acesso em: agosto de 2016.

COLARES, J.C.S.; MULER, C.A.S.; BORRERO, M.A.V. Análise das alternativas de transporte da soja em grão no corredor Noroeste do Brasil: o caso da empresa HERMASA. In: CONGRESSO DA SOBER, 48., 2010, Campo Grande. Anais... Campo Grande, 2010.

COLETI, J.C.; OLIVEIRA, A.L.R. Opções logísticas para o transporte do etanol no abastecimento do mercado interno: uma análise dos principais investimentos. In: CONGRESSO DA SOBER, 51., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013.

COLETI, J.C.; LOPES, B.F.R.; MASCARENHAS, C.S.; OLIVEIRA, A.L.R.; YAMAKAMI, A. Avaliação da armazenagem da soja no Estado do Mato Grosso: aplicação de um modelo de localização. In: CONGRESSO DA SOBER, 52., 2014, Goiânia. Anais... Goiânia, 2014.

CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Produção vs Capacidade de Armazenamento, 2015.

CORREA, V.H.C.; RAMOS, P. A Precariedade do Transporte Rodoviário Brasileiro para o Escoamento da Produção de Soja do Centro-Oeste: situação e perspectivas. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 48, n.2, p. 447-472, abr./jun. 2010.

CORRÊA, C.C.; VELOSO, A.F.; BARCZSZ, S.S. A logística de coleta e distribuição do leite como diferencial competitivo para os pequenos processadores de leite. In: CONGRESSO DA SOBER, 48., 2010, Campo Grande. Anais... Campo Grande, 2010.

COSTA, C.G.A.; MACEDO, L.O.B.; LEITE, F.N.S.; SILVA, J.V.F. Bovinocultura de leite da região Sudeste de Mato Grosso: uma análise da funcionalidade da estratégia negocial desenvolvimento regional sustentável (DRS) frente aos gargalos da atividade. In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais… João Pessoa, 2015.

CRONIN, P.; RYAN, F.; COUGHLAN, M. Undertaking a literature review: a step-by-step approach. British Journal of Nursing, v. 17, n. 1, p. 38-43, 2008.

CYPRIANO, L.A.; MARTINS, R.S.; MARTINS, S.S.; BRONZO, M.; IIJIMA, H.K.F.Formação do frete no Brasil: subsídios para estratégias de negociação em cadeias de suprimentos.In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais… Fortaleza, 2006.

DAVIS, J.A.; GOLDBERG, R.A. A Concept of agribusiness. Boston: Division of Research, Graduate School of Business Administration, Harvard University, p. 4-24, 1957.

FEINBERG, J. WORDLETM, 2014. Disponível em:<http://www.wordle.net/>. Acesso: 14 out. 2015.

ELIAS, S.A.A.; DUTRA, A.S.; RATHAMANN, R.; AZEVEDO, D.B.Efeitos em termos comercialização da armazenagem do arroz em propriedades rurais do Rio Grande do Sul. In:CONGRESSO DA SOBER, 45., 2007, Londrina. Anais... Londrina, 2007.

FACHINELLO, A.L.; NASCIMENTO, S.P. Cabotagem como Alternativa para o transporte de Carnes da Região Sul para o Norte/Nordeste Brasileiro: um estudo de caso. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais...Ribeirão Preto, 2005.

FERNANDES, K.C.C.; GAJO, C.A.; OLIVEIRA NETO, O.J.O.; FIGUEIREDO, R.S. Um modelo de otimização logística de transporte multimodal para exportação do farelo de soja do sudoeste goiano. In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.

FIGUEIREDO, M.G.; LEITE, S.C.F.; CAIXETA FILHO, J.V. Fluxos de algodão em pluma para exportação no Estado do Mato Grosso: uma aplicação de programação linear. In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

FIGUEIREDO NETO, L.F.; AMORALO, S.M. Semelhanças e disparidades nas práticas de logística reversa de produtos lácteos em Mato Grosso do Sul: um estudo comparativo entre varejo de capital regional e internacional. In: CONGRESSO DA SOBER, 48., 2010, Campo Grande. Anais...Campo Grande, 2010.

FIGUEIREDO, A.M.R.; BONJOUR, S.C.M.; GURGEL, A.C.; TEIXEIRA, E.C. Impactos econômicos de melhorias no transporte nas macrorregiões Brasileiras. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais... Vitória, 2012.

FLEXOR, G.G.; LEÃO, S.A.V.; LIMA, M.S. A expansão da cadeia da soja na Amazônia: os casos do Pará e Amazonas. In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

GABAN, A.C; GUARNIERI, P. Identificação de gargalos na logística agroindustrial: revisão sistemática da literatura. In: Congresso da SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais… João Pessoa, 2015.

GONZÁLEZ, L.S.; RUBIO, F.G.; GONZÁLEZ, F.R.; VELTHUIS, M.P. Measurement in business processes: a systematic review, Business Process Management Journal, v. 16, n.1, p. 114-134, 2010.

GUARNIERI, P. Síntese dos Principais Critérios, Métodos e Subproblemas da Seleção de Fornecedores Multicritério. Revista de administração contemporânea, Curitiba, v. 19, n. 1, p. 1-25, jan./fev.2015.

GUARNIERI, P.; SOBREIRO, V. A.; NAGANO, M. S.; SERRANO, A. L. M. The challenge of selecting and evaluating third-party reverse logistics providers in a multicriteria perspective: A Brazilian case. Journal of Cleaner Production, v. 96, p. 209-219, 2015.

HEMSLEY-BROWN, J.; OPLATKA, I. Universities in a competitive global marketplace: systematic review of the literature on higher education marketing. International Journal of Public Sector Management, v. 19, n. 4, 2006.

JESUS, A.F.; MARJOTTA-MAISTRO, M.; BRUGNARO, C. Avaliação da Capacidade Estática de armazenagem de grãos no Brasil. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais… Vitória, 2012.

JUNQUEIRA, R.A.R.; MORABITO, R. Production and logistics planning considering circulation taxes in a multi-plant seed corn company. Computers and Electronics in Agriculture, v. 84, p. 100-110, jun. 2012.

JUSTEN, G.S.; LIMA, A.M.; FROEHLICH, A.G.; LETE, H.M.F.; LUPPI, L. A prática de logística reversa na agricultura familiar: um estudo de caso na feira do produtor de Tangará da Serra-MT. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais... Vitória, 2012.

LEITÃO, F.O.; SILVA, E.R.; SILVA, W.H.; SILVA, E.A.; TEIXEIRA, P.S.D. Percepção dos agentes da cadeia logística da soja de UNAÍ-MG após o advento e difusão dos transgênicos. In: CONGRESSO DA SOBER, 52., 2014, Goiânia. Anais... Goiânia, 2014.

LITCANOV, A.M. Proposta de custeamento das atividades de armazenagem paletizada pelo sistema abc em uma cooperativa de plantadores de cana de açúcar. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais...Ribeirão Preto, 2005.

LOPES, B.F.R.; OLIVEIRA, A.L.R.; YAMAKAMI, A. A logística do milho brasileiro e a pratica da intermodalidade: uma avaliação de rotas selecionadas. In: CONGRESSO DA SOBER, 51., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013.

LOTO, R.A.; LOPES, R.L. Estudo da logística de transportes da soja no estado do Mato Grosso. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto, 2005.

LOUREIRO, S.A; NOLETTO, A.P.R.; SANTOS, L.S.; SANTOS JUNIOR, J.B.S.; LIMA JUNIOR, O.F. O uso do método de revisão sistemática da literatura na pesquisa em logística, transportes e cadeia de suprimentos. Transportes, v. 24, n. 1, p. 95-1, 2016.

MACEDO, L.O.B.; HECK, C.R.; WASQUES, R.N.; ALMEIDA, R.B.; LEITE, F.N.S. Infraestrutura logística intermodal e desenvolvimento regional: uma análise prospectiva dos impactos do complexo intermodal da Ferronorte ao município de Rondonópolis/MT. In: CONGRESSO DA SOBER, 52., 2014, Goiânia. Anais... Goiânia, 2014.

MACHADO, G.R.; COTRIM, N.Q.S.; CASTRO, L.B. Logística de distribuição: um estudo do nível de serviço logístico em uma multinacional líder no segmento de Produtos Lácteos Frescos (PLF). In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.

MACHADO, R.S.; PEREIRA, B.D.; MUNIZ, M.M.; ZAMBRANO, D.S.C.; GONÇALVES, H.T. Otimização dos custos de transporte para exportação da pluma de algodão: contraste entre Mato Grosso e Bahia. In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015.

MAFIOLETTI, R.L.; COSTA, N.; TURRA, F.E.; SBRISSIA, G.F. O impacto do pedágio no transporte de grãos e insumos no Estado do Paraná. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto, 2005.

MARTINS, R.S.; REBECHI, D.; PRATI, C.A.; CONTE, H. Decisões Estratégicas na Logística do Agronegócio: Compensação de Custos Transporte-Armazenagem para a Soja no Estado do Paraná. Revista de Administração Contemporânea. v.9, n.1, p.53-78, mar 2005.

MARTINS, R.S.; RISSARDI, C.E.D.; LIMA, D.P.; LIMA, E.; LODI, F. Análise das contribuições potenciais do desenvolvimento ferroviário na logística do complexo soja brasileiro através de modelos de otimização. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais...Ribeirão Preto, 2005.

MARTINS, R.S.; LEMOS, M.B; CYPRIANO, L.A. Impactos da carência de investimentos na logística pública de transportes para o agronegócio: discussão teórica e evidências para o caso brasileiro. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto, 2005.

MARTINS, R.S.; LOBO, D.S.; ALVES, A.F.; SPROESSER, R.L. Fatores relevantes na contratação de serviços em terminais intermodais para granéis agrícolas. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 52, n. 2, p. 347-364, abril/junho 2014.

MATEUS, D.A.; GUARNIERI, P.; GABAN, A.C. Oportunidades e demandas advindas da exigibilidade da logística reversa pela lei 12.305/2010: estudo de caso em uma empresa de fertilizantes do DF. In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015.

MAYRING, P. H. Einführung in die qualitative Sozialforschung [Introdução à pesquisa social qualitativa]. (5ª ed. 2002). Weinheim: Beltz. In: GUNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?.Psicologia: Teoria e Pesquisa [online], v. 22, n. 2, p. 201-209, 2006.

MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Agosto/2016. Série histórica: 1997 a 2016 – Balança Comercial e Corrente de Comércio. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/component/content/article?id=84>. Acesso em: agosto 2016.

MESQUITA, J.L.M.; MACEDO, M.A.S.; BARBOSA, A.C.T.A.M. Avaliação do Sistema Brasileiro de Armazenagem Convencional e a Granel: um estudo apoiado em Análise Envoltória de Dados (DEA). In: CONGRESSO DA SOBER, 45., 2007, Londrina. Anais... Londrina, 2007.

MONTAGNHANI, B.A.; LUCIZANI, J.N.; GRAEF, N.; BRAUN, M.B.C. Uma análise da expansão da cana-de-açúcar na região Centro-Oeste e condições de sua infraestrutura de transportes. In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.

MORCELI, P.; SILVA, E.P.S. Estudo de pré-viabilidade para implantar um sistema de transporte de grãos, farelos e fertilizantes para o agronegócio Brasileiro. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais... Vitória, 2012.

MOREIRA, J.M.M.Á.; RODRIGUES, L.; CAIXETA FILHO, J.V. Otimização do planejamento do período de comercialização de produtos agrícolas utilizando a prática de armazenagem: um estudo de caso. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto, 2005.

MOURÃO FILHO, J.B.; PAULA, N.Q.; SILVA, D.P.N.; PEREIRA, M.W.G.; MONTIBELER, E.E. A importância da logística para exportação no SAG da soja: uma análise do estado de Mato Grosso do Sul. In: CONGRESSO DA SOBER, 51., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013.

NAVES, I.M. Agronegócio e logística: dicotomia.In: CONGRESSO DA SOBER, 45., 2007, Londrina. Anais... Londrina,2007.

NOGUEIRA JUNIOR, S.; TSUNECHIRO, A. Caracterização e dimensionamento da armazenagem de produtos agrícolas no estado de São Paulo. In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.

OJIMA, A.L.R.O. Fluxos de exportação de soja do estado do Mato Grosso: uma aplicação de programação linear. In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

OLIVEIRA, A.L.R. Instituição de medidas de segregação e as implicações na comercialização da soja brasileira: desafios para a logística de transporte. In: CONGRESSO SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.

PASQUAL, C.A.; PEDROZO, E.Á.; MONTOYA, M.A. As características do produto, da operação e da demanda como determinantes das decisões logísticas e dos tipos de organização dos fluxos de produtos no setor de máquinas e implementos agrícolas. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto, 2005.

PASQUAL, C.A.; MONTOYA, M.A. O setor de máquinas e implementos agrícolas no estado do Rio Grande do Sul: os determinantes de decisões logísticas. In: CONGRESSO DA SOBER, 48., 2010, Campo Grande. Anais... Campo Grande, 2010.

PAYERAS, J.A.P.; GONZÁLES, M.V.; SANTOS FILHO, J.I. A logística como garantia de alimentos mais baratos: um estudo de caso sobre a movimentação de arroz. In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

PAZZINI, H.S.; MIRANDA, A.C. Análise do déficit de armazenagem de grão na região Sudeste. In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

PEDRO, J.J.; PROTIL, R.M.; TORTATO, U. Logística Reversa das Embalagens de Defensivos Agrícolas: Um Estudo no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina. In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.

PEREIRA, B.; SIRLENE, P. Mudanças nos modais de transportes: óbice ao desenvolvimento da agroindústria da soja em Mato Grosso? In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

PEREIRA, C.A.; ROSSI, R.M. Uma análise exploratória da capacidade de armazenagem estática de soja no estado de Goiás. In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015.

PEREZ, P.; OLIVEIRA, A.L.R.; EULÁLIA, L.A.S. Logística de embalagens e sustentabilidade de cadeias agroindustriais: um estudo de caso da distribuição do caqui no Estado de São Paulo.In: CONGRESSO DA SOBER, 52., 2014, Goiânia. Anais… Goiânia, 2014.

PETROV, M.B.; TURYGIN, O.M. Increase of transport-logistic servicing efficiency of Sverdlovsk region’s agroindustrial complex (on the example of grain cargoes transportation). Economy of Region, n. 4, p.68-78, 2011.

PORTUGAL, N.S.; REIS, R.P.; PORTUGAL JUNIOR, P.S.; NUINTIN, A.A. Contribuições da Logística Reversa aos Custos Evitados: Uma estratégia voltada à questão ambiental no Agronegócio. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais... Vitória, 2012.

PROTIL, R.M.; SILVA, W.V. Utilização da função de análise discriminante linear e o modelo de regressão logística na previsão de insolvência de cooperativas agrícolas do estado do Paraná.In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais… Fortaleza, 2006.

REUSSE, E. Economics and marketing aspects of post-harvest systems in small farmer economies. Monthly Bulletin of Agricultural Economics and Statistics. Part 1, v. 25, n. 9, p. 1-7, setembro; Part 2, v. 25, n.10, outubro, p. 1-10, 1976, 1979.

RIBEIRO, P.C.C.; SILVA, L.A.F.; BENVENUTO, S.R.S. O uso do WMS como Ferramenta de amparo a Operações de Armazenagem: um estudo de caso. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto, 2005.

ROCHA, J.A.N.; OSAKI, M. Comparação da capacidade estática dos armazéns com a produção de grãos do Mato Grosso. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto, 2005.

ROCHA JUNIOR, W.F.; LETTI, A.G.; BECHLIN, A.R; VIERA, F.L.; ALVES, L.R. Notas sobre a evolução anual das relações Inter setoriais do setor de transportes da economia brasileira: uma análise insumo-produto. In: CONGRESSO DA SOBER, 48., 2010, Campo Grande. Anais...Campo Grande, 2010.

ROCHA, F.V.; TROMBETA, N.C.; BARTHOLOMEU, D.B.; PÉRA, T.G.; CAIXETA FILHOS, J.V. Avaliação dos ganhos logísticos com a utilização da armazenagem entre os anos 2009 e 2011. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais... Vitória, 2012.

ROCHA, F.V.; BARTHOLOMEU, D.B.; PÉRA, T.G.; CAIXETA FILHO, J.V.; RODRIGUEZ, L.F. Perdas na cadeia logística do trigo no estado do Rio Grande Do Sul. In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015.

ROCHA, F.V.; PÉRA, T.G.; LOYOLA JUNIOR, P.A.M.; CAIXETA FILHO, J.V. Ineficiências logísticas do agronegócio Paranaense. In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015. João Pessoa. Anais...João Pessoa, 2015.

RODRIGUES, L.; MORAES, M.A.F.D. Análise das formas de governança utilizadas nos processos de carregamento e transporte de cana-de-açúcar. In: CONGRESSO DA SOBER, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto, 2005.

SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira Fisioterapia. São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

SANTOS, D.L.; CENTENARO, M. Estudo da viabilidade econômica de armazenamento de soja na propriedade. In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015.

SERATTO, C.D.; NUNES, P.A.; PARRÉ, J.L.; ALVES, A.F. Armazenagem de produtos agropecuários: uma avaliação sobre disponibilidade da capacidade dinâmica nas microrregiões do Sul do Brasil. In: CONGRESSO DA SOBER, 48., 2010, Campo Grande. Anais... Campo Grande, 2010.

SHIKIDA, P.F.A.; PINELA, S.R.S.; COLLING, M.A. Estudo de localização de dutovia para o transporte de etanol no Paraná. In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015.

SIQUEIRA, R.I.; MARJOTTA-MAISTRO, M.C. Roteirização: uma ferramenta para a otimização do transporte de etanol. In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais...Belo Horizonte, 2011.

SIQUEIRA, R.I.; MARJOTTA-MAISTRO, M.C. Transporte de etanol no estado de São Paulo: em busca da otimização, utilizando a roteirização. In: CONGRESSO DA SOBER, 50., 2012, Vitória. Anais...Vitória, 2012.

SILVA, E.L.; MENEZES, E.M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3. ed. revisada e atualizada, Florianópolis, 2001.

SILVA, A.H.; FOSSÁ, M.I.T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 4., 2013, Brasília.Anais... Brasília, 2013.

SILVA JUNIOR, W.T.; SOUZA, E.M. Competitividade na gestão logística: o caso da soja no estado de Goiás. In: CONGRESSO DA SOBER, 51., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013.

SILVEIRA, J.P.; DINIZ, J.L.P.; TALAMINI, E.; MEZZAROBA, M.L. Gestão de custos de transporte: análise de um elo da cadeia leiteira na região Celeiro/RS. In: CONGRESSO DA SOBER, 53., 2015, João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2015.

SOARES, M.G.; CAIXETA FILHO, J.V. Caracterização do mercado de fretes rodoviários para produtos agrícolas. Revista Gestão e Produção, v.4, n.2, p. 186-204, ago. 1997.

SOARES, V.A.; ZAMBERLAN, C.O.; SILVEIRA, G.S.; BENDER FILHO, R. Logística Integrada da Cadeia Produtiva de Suínos: o caso da empresa Delta. In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.

SOBER – Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. 2015. Disponível em: <http://SOBER.org.br/?op=paginas&tipo=pagina&secao=2&pagina=14>. Acesso em: 28 set. 2015.

SOLIANI, R.D.; GUEDES, P.P.S. Logistics aspects of transport modalities on the exports of raw sugar. European Scientific Journal, v. 12, n. 16, jun. 2016.

SONI, G.; KODALI, R. A critical analysis of supply chain management content in empirical research, Business Process Management Journal, v. 17, n. 2, p. 238-266, 2011.

SOUZA, A.J.; ARAÚJO, M.P.; MARTINS, R.S. Transporte de cabotagem no Brasil: análise da viabilidade para carga refrigerada. In:CONGRESSO DA SOBER, 45., 2007, Londrina. Anais... Londrinha, 2007.

SOUSA, A.A.; BUENO, M.P.; GONÇALVES, M.P.; SANTOS, S.A.C. Gestão logística de pequenas propriedades rurais: um estudo Multicaso das atividades de coleta, armazenagem e transporte do leite. In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2011.

SOUSA, P. N.; SCUR, G.; SOUZA, R. C. Panorama da cadeia produtiva do etanol no Brasil: gargalos e proposições para seu desenvolvimento. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 7, n. 3, p. 145-159, jul./set. 2012.

TELLES, T.S.; GUIMARÃES, M.F.; ROESSING, A.C. Perfil da infraestrutura de transportes para escoamento da soja no Brasil. In: CONGRESSO DA SOBER, 45., 2007, Londrina. Anais... Londrina, 2007.

TELES, Z.P.; LIMA, A.M.; MANZANO, D.F.; JUSTEN, G.S.; GALINDO, V.A. Produção de hortifrútis na agricultura familiar para o comércio: caracterização das dificuldades de transporte para o segmento segundo a percepção dos produtores de Aripuanã/MT. In: CONGRESSO DA SOBER, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte, 2011.

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Toward a methodology for developing evidence informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, n. 14, p. 207-222, 2003.

TUMISKI, M.R.; BÉRGAMO NETO, V.; MACEDO, L.O.B. O transporte intermodal e a indústria de fertilizantes de Rondonópolis.In: CONGRESSO DA SOBER, 52., 2014, Goiânia. Anais… Goiânia, 2014.

VAN BEEK, P.; KOELEMEIJER, K.; VAN ZUILICHEM, D.J.; REINDERS, M.P.; MEFFERT, H.F.T.H. Transport logistics of food. Encyclopedia of Food Sciences and Nutrition (Second Edition), p. 5835-5851, 2003.

VIEIRA FILHO, J.E.R.; BORGES, I.C.; SILVEIRA, J.M.F.J. Panorama competitivo do agronegócio brasileiro, logística de transporte e armazenamento e a implementação do protocolo de Cartagena. In: CONGRESSO DA SOBER, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2006.

XAVIER, C.E.O.; PAYERAS, J.A.P.; SANTOS FILHO, J.I. O transporte por cabotagem no Brasil como forma de reduzir os preços dos alimentos: o caso da movimentação da carne de suínos. In: CONGRESSO DA SOBER, 45., 2007, Londrina. Anais... Londrina 2007.

WATANABE, E.A.M.; TREDEZINI, C.A.O. A logística das hortaliças produzidas em Itaquiraí-MS. In: CONGRESSO DA SOBER, 48., 2010, Campo Grande. Anais... Campo Grande, 2010.

Publicado
2017-12-12
Seção
Agronegócio