Dificuldades dos Estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública

Laurindo Panucci-Filho, Ademir Clemente, Alceu Souza, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo

Resumo


Este estudo investiga a composição das dificuldades dos estudantes de Ciências Contábeis. Num primeiro momento, faz-se um levantamento da literatura que discute o assunto e procura compreender como se desenvolve o processo de ensino no Brasil. Constata-se que existem normas pré-estabelecidas e um conjunto de procedimentos que norteiam a transmissão do conhecimento ao aluno, e, num segundo momento, investiga-se o processo de ensino, na perspectiva do professor e do estudante. Identifica-se, em alguns aspectos, a existência de interesses controversos, dentre eles a visão inicial do estudante sobre o curso e sua formação e a postura do professor em sala de aula, no desenvolvimento do conteúdo dissociado das necessidades de estudantes e mercado de trabalho. De natureza descritiva e tipologia bibliográfica, a pesquisa evidencia os resultados por meio da estatística descritiva que foram obtidos por meio de survey numa amostra de 134 questionários válidos e relacionam-se as dificuldades dos estudantes ao compartilhamento do tempo disponível com atividades diversas e, de certo modo, as finanças pessoais e a compreensão do conteúdo ministrado.

Palavras-chave


Dificuldades; Estudantes; Ensino Superior; Ciências Contábeis.

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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