Natureza, educação e civilização: uma perspectiva histórica

Célio Juvenal Costa

Resumo


Estabelecer uma relação entre concepções de natureza humana, de educação e de civilização é o objetivo precípuo do presente artigo. Para tanto, dada a abrangência do tema, optou-se por fazer alguns recortes histórico-temáticos para retomar uma discussão que as apresenta sempre pertinente. Principalmente quando se nos deparam propostas educacionais na atualidade. Para desenvolver o tema, dividiu-se o artigo em três partes, apresentando as concepções de natureza humana e sua relação com a educação e civilização na Antiguidade Clássica, no pensamento cristão da Idade Média e no início do capitalismo. Na Antiguidade Clássica se fez uso de Platão e de Aristóteles; no pensamento cristão fez-se referência ao Santo Agostinho e São Tomás de Aquino; e no pensamento burguês emergente, foram resgatados Hobbes e Rousseau foram.

Palavras-chave


educação; filosofia da educação; natureza humana; civilização

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
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ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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