Um projeto de ensino universitário voltado para o conhecimento objetivo da realidade: o jornal como caminho

Rachel Brotherhood

Resumo


O ensino universitário, em sua concepção, objetiva promover o desenvolvimento cognitivo e profissional dos indivíduos e também prepará-los para atuarem como cidadão, visando a construção de uma sociedade democrática. No entanto, as práticas escolares no terceiro grau favorecem um ensino predominantemente teórico e desvinculado do contexto social. Na busca de caminhos para superar este impasse, o presente trabalho faz uma análise do papel da notícia veiculada pelo jornal como instrumento de contextualização de saberes teóricos e de desenvolvimento do compromisso social do estudante, destacando a importância do conhecimento dos processos e determinações que condicionam os caminhos da imprensa e analisando a forma como o leitor/estudante deve se apropriar da notícia com o propósito de desenvolvimento ideológico do mundo que o cerca. O trabalho também relata uma experiência de utilização do jornal como instrumento de ação pedagógica no ensino superior, avaliando suas possibilidades e limites.

Palavras-chave


ensino universitário; jornal; contexto social

Texto completo:

Artigo_pdf


Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
Contato: naep@unicesumar.edu.br

ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.