Fatores que Determinam a Opção de Compra do Consumidor Feminino por um Comércio Virtual

Denise Castilhos de Araujo, Daniela Muller de Quevedo, Sandra Portela Montardo, Patricia MOraes

Resumo


O mercado de vendas on-line, nos últimos anos, tem alcançado uma importante parcela no volume de negócios no Brasil. Isso indica mudanças significativas no comportamento do consumidor, principalmente do público feminino. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo reconhecer e analisar a motivação do consumidor feminino ao optar pelo comércio virtual. Para isto, o método adotado foi a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com 20 mulheres consumidoras a respeito do seu comportamento de compra on-line. Os conceitos utilizados nesse artigo foram tratados a partir dos estudos de Strauss e Frost (2012); Clarke e Flaherty (2005), Kotler (2000), Loshin e Vacca (2004), Veloso (2007), Kalakota e Robison (2001), Bernard (2007), entre outros autores. Observou-se que o comércio virtual no Brasil tem mostrado grande crescimento, principalmente no segmento feminino, e os itens de maior consumo foram identificados como: produtos de decoração, eletrônicos, roupas, acessórios e brinquedos. Além disso, as depoentes afirmaram que, na sua maioria, compram produtos para si mesmas. Afirmam, ainda, que os fatores preço e a comodidade foram unanimidade na opção pela compra em lojas virtuais, tornando-se um espaço de muitas compras.

Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; Consumidor Feminino; E-Commerce; Internet.

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Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil
ISSN 2176-9176 On-line
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ISSN 1516-2664 Versão impressa interrompido em 2019

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