A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AS FINANÇAS PESSOAIS SOB A ÓTICA DA BIBLIOMETRIA: UMA ANÁLISE EM EVENTOS DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL REALIZADOS NO TRIÊNIO 2012-2014

Natane de Cassia Leivas de Medeiros, Flaviani Souto Bolzan Medeiros

Resumo


A má gestão dos recursos afeta a saúde financeira dos indivíduos. Por isso, é tão importante, além de conhecer os conceitos da educação financeira, também aplicá-los para organizar as finanças pessoais e familiares. Entretanto, apesar da relevância da discussão dessas temáticas considerando as consequências que a falta desses conhecimentos causa na sociedade como um todo, ainda são poucos os trabalhos nesta área no Brasil. Sendo assim, tendo em vista incentivar novas pesquisas, este artigo teve como objetivo analisar a produção acadêmica acerca da educação financeira e finanças pessoais em eventos da Administração, no Brasil, realizados no triênio 2012-2014 sob a ótica da bibliometria. Para isso, adotou-se uma pesquisa bibliométrica, descritiva e bibliográfica. Os resultados obtidos revelam que a revisão bibliográfica utilizada em sua maioria advém de obras nacionais. Além disso, observou-se que os temas abordados ainda são pouco explorados nos eventos científicos de Administração no país e vêm sendo estudados por um grupo específico de pesquisadores, responsáveis por uma parte considerável das publicações dentro do triênio analisado.

Palavras-chave


Educação Financeira; Finanças Pessoais; Eventos Científicos; Bibliometria.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n2p339-362

Revista Cesumar - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Unicesumar, Maringá (PR), Brasil

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