Efeitos da Hipervitaminose A sobre o Disco Epifisário de Fêmures de Ratos

  • Mariana Tomazini Pinto Hemocentro da Faculdade de Medicina USP
  • Ana Rosa Crisci Centro Universitário Baraão de Mauá
  • Maria Helena Simões Jorge Centro Universitário Baraão de Mauá
  • Afonso Luiz Ferreira Centro Universitário Baraão de Mauá
Palavras-chave: Disco epifisário, Hipervitaminose A, Osteogênese

Resumo

A vitamina A (C20H30O) é um álcool (retinol) isoprenóide, insaturado, termoestável, lipossolúvel e insolúvel na água. Pode ser encontrado na forma precursora de β-caroteno, sendo transformada posteriormente nas suas formas ativas (ou pré-formadas) denominadas retinol, ácido retinóico e éster retilínicos. A vitamina A exerce diversas funções no desenvolvimento do ser humano, entretanto, o seu excesso causa várias manifestações, como sonolência, irritabilidade, dermatite escamativa, unhas frágeis, gengivite, fadiga, hipertensão, cefaléias intensas, fraqueza generalizada e fragilidade óssea. Sabendo que a vitamina A influencia no crescimento ósseo, o presente estudo propôs avaliar eventuais alterações produzidas no disco epifisário do fêmur de ratos em crescimento, submetidos a uma hipervitaminose A. Foram administradas, em ratos Wistar, doses na concentração de 150.000 UI (0,5 ml / 100g de peso) por via intraperitoneal e comparados com um grupo controle. Cada grupo composto por 8 animais foi sacrificado com 10, 20, 30 e 40 dias após a injeção e os fêmures foram removidos para obtenção de cortes histológicos. A morfometria dos discos epifisários demonstrou que os animais que receberam as doses elevadas de vitamina A apresentaram uma diminuição na espessura dos discos epifisários, condizente com uma maturação mais acelerada. Dessa forma, os resultados sugerem que excesso de vitamina A pode levar a um aumento no amadurecimento dos discos epifisários.

Biografia do Autor

Mariana Tomazini Pinto, Hemocentro da Faculdade de Medicina USP
Doutorado em andamento em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP; Hemocentro da Faculdade de Medicina - USP, Brasil.
Ana Rosa Crisci, Centro Universitário Baraão de Mauá
Mestre em em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo - USP, Brasil; Docente adjunta do departamento de Morfologia do Centro Universitário “Barão de Mauá”, Brasil.
Maria Helena Simões Jorge, Centro Universitário Baraão de Mauá
Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - USP, Brasil; Docente no Centro Universitário “Barão de Mauá”, Brasil.
Afonso Luiz Ferreira, Centro Universitário Baraão de Mauá
Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo - USP, Brasil; Docente Titular do Departamento de Anatomia Humana do Centro Universitário “Barão de Mauá”, Brasil.
Publicado
2015-09-28
Seção
Artigos Originais