Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, nem está sendo considerada por outro periódico (ou uma explicação foi fornecida nos Comentários ao Editor).
  • O arquivo da submissão está no formato de documento OpenOffice, Microsoft Word ou RTF.
  • Quando disponíveis, os URLs e DOIs das referências foram incluídos.
  • O texto está de acordo com as normas, e todas as ilustrações, figuras e tabelas estão inseridas nos locais apropriados. Não envie figuras e tabelas separadamente.
  • O texto segue as exigências estilísticas e bibliográficas descritas nas Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Estamos em construção !!! Em breve, estará totalmente atualizada.

 

1. ORIENTAÇÕES GERAIS:

1.1 A revista enfatiza ao(s) autor(es) que busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados em língua inglesa) antes de submeter(em) originais que possam conter incorreções e/ou inadequações morfológicas, sintáticas, idiomáticas ou de estilo. Em textos científicos, recomenda-se o uso da terceira pessoa do singular e de uma linguagem impessoal, evitando juízos de valor. Evite o uso da primeira pessoa do singular ("meu estudo") ou do plural ("percebemos").

1.2 Taxas de processamento de artigo (Article Processing Charge - APC) e submissão

A revista Saúde e Pesquisa não cobra nenhuma taxa para avaliação de manuscritos e publicação de artigos;

1.3 Publicação em inglês

Visando à internacionalização da revista Saúde e Pesquisa, a publicação do artigo será também em inglês. Artigos submetidos em português deverão ser traduzidos para o inglês, após aceite.

A revisão do artigo (correção ortográfica e gramatical, no idioma da submissão), bem como, os custos da tradução e revisão do manuscrito aprovado são de responsabilidade do(s) autor(es) dos artigos, os quais deverão escolher empresas credenciadas pela revista, que fornecerão o certificado de tradução do artigo. 

1.4 Autores 

  • O número máximo de autores por artigo é 10 (dez). 
  • Como publicação de referência na área, a revista exige o grau mínimo de "Doutor" para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos, um dos autores deve possuir tal titulação.
  • As informações relacionadas aos autores deverão ser preenchidas obrigatoriamente no momento da submissão do artigo e enviadas no arquivo de página de título.
  • A revista Saúde e Pesquisa adota os critérios de autoria para artigos segundo as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors ICMJE. Desta maneira, apenas aquelas pessoas que colaboraram diretamente para o conteúdo intelectual do manuscrito devem ser listadas como autores. Pessoas que não preencham tais requisitos, podem ser citadas na seção Agradecimentos.

 

2. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS:

Os manuscritos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as normas para envio de artigos, bem como o arquivo formatado corretamente e com os documentos obrigatórios transferidos no momento da submissão. Caso contrário, serão rejeitados e os (as) autores (as) serão informados por e-mail para correções e orientados a realizar nova submissão, caso haja necessidade;

2.1 Página de título

  • Deve conter as informações essenciais sobre os autores e o manuscrito, apresentadas em português e inglês. Os seguintes dados devem ser incluídos: nome completo de cada autor, e-mail para contato, país de afiliação, instituição à qual o autor está vinculado, URL do Currículo Lattes (para pesquisadores brasileiros), ORCID (Open Researcher and Contributor ID) e texto de apresentação, com uma breve descrição dos autores, suas áreas de atuação e contribuições ao estudo

O documento modelo da página de título, que deve ser preenchido e enviado durante a submissão, via sistema, pode ser encontrado clicando aqui.

2.2 Declaração de Responsabilidade, Transferência de Direitos Autorais e Conflitos de Interesse

  • Declaração de Responsabilidade: é um compromisso formal dos autores em relação à integridade e autenticidade do conteúdo submetido. Ao assiná-la, os autores afirmam que participaram ativamente da elaboração do manuscrito, garantindo que todas as informações apresentadas são verídicas e que não houve plágio ou manipulação indevida de dados. Além disso, essa declaração assegura que todos os coautores mencionados contribuíram de maneira significativa para o trabalho e concordam com a submissão do manuscrito para publicação.
  • Transferência de Direitos Autorais: refere-se à cessão dos direitos de publicação do trabalho para a revista ou editora responsável. Isso significa que, uma vez aceito para publicação, o manuscrito não poderá ser submetido a outro periódico sem autorização prévia. Esse procedimento protege tanto os autores quanto a publicação, garantindo que o conteúdo seja divulgado de maneira legal e ética. Entretanto, os autores ainda mantêm alguns direitos sobre o uso do material, como a possibilidade de reutilizá-lo em outras obras com a devida citação da publicação original.
  • Conflitos de Interesse: podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que não são completamente aparentes, mas que podem influenciar seus julgamentos sobre o que é publicado. O conflito de interesse pode ser de ordem pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Quando os autores submetem um manuscrito, seja um artigo ou carta, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos que possam influenciar na avaliação do seu trabalho. A não declaração de possíveis conflitos de interesse irá pressupor a inexistência dos mesmos. 

O documento único, contendo as três declarações, deve ser preenchido e enviado durante a submissão, via sistema, e pode ser encontrado clicando aqui.

2.3 Documento de Aprovação do Comitê de Ética

  • Pesquisas envolvendo seres humanos devem ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), e aquelas que envolvem animais devem ter aprovação de uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). O número do parecer e a instituição responsável devem ser informados no manuscrito.
  • O parecer consubstanciado de aprovação do CEP ou CEUA deve ser enviado durante a submissão, via sistema. Caso o estudo não envolva seres humanos ou animais, essa exigência pode ser desconsiderada. 

2.4 Checklist dos Guias Metodológicos do Equator Network

Os autores devem enviar a declaração de conformidade com os guias metodológicos do Equator Network, ou um comprovante de preenchimento do checklist correspondente, conforme aplicável à natureza do estudo. Esse documento deve ser anexado durante a submissão, via sistema. Para mais informações sobre os guias metodológicos, consulte o site oficial do Equator Network e os links a seguir, conforme a natureza do estudo.

ATENÇÃO: Todos os estudos devem seguir as normas de formatação e escrita e as diretrizes disponíveis em no site Equator Network (clique aqui para ver

 

3. POLÍTICA DE SEÇÃO

  • Editorial: opinião oficial ou considerações da revista sobre temas relevantes da área de Promoção da Saúde, podendo ser convidados especialistas, por interesse da Comissão Editorial. Pode conter até 1200 palavras, sem considerar as referências, limitadas a 10. A seção Agradecimentos é opcional.
  • Artigos originais: divulgam os resultados de pesquisas inéditas e permitem a reprodução destes resultados dentro das condições citadas no mesmo. Para os artigos originais recomenda-se seguir a estrutura convencional, conforme as seguintes seções: Introdução com objetivos ao final; Método com tipo do estudo, população e amostra, local do estudo, coleta de dados com data, análise dos dados, procedimentos éticos; Resultados (separados da discussão); Discussão incluindo principalmente no final as limitações do estudo e contribuição para a prática ao final; Conclusão e Referências. A seção Agradecimentos é opcional.
  • Artigos de revisão: estudos de revisão narrativa, integrativa, sistemática, de escopo (scope review), com ou sem metanálise. Deverão conter no máximo 4.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Os Resultados deverão contém os quadros com o fluxograma das etapas da revisão e quadro sintético dos achados (nome do periódico, ano de publicação, autores, título do artigo, local de publicação, nível de evidência, principais resultados e todos devem estar referendados). Devem conter: Introdução com objetivo ao final; Método; Resultados (separados da discussão); Discussão incluindo principalmente no final as limitações do estudo e contribuição para a prática ao final; Conclusão e Referências. A seção Agradecimentos é opcional.
  • Artigos de opinião: são manuscritos com limite de dois autores, nos quais o(s) autor(es) apresenta(m) e discute(m) sua posição a respeito de determinada temática, de uma legislação ou de uma ocorrência. Deverão conter no máximo 1.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Devem conter: Introdução com objetivo ao final; Método se pertinente; Desenvolvimento com ou sem subtítulos, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a prática em subitem separado; Considerações Finais; Referências (limite de 15 referências). A seção Agradecimentos é opcional.
  • Artigos de reflexão: são manuscritos que apresentam uma discussão aprofundada sobre uma temática específica, um conceito ou uma teoria, ponderando e analisando diferentes pontos de vista teóricos e/ou práticos. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e quatro autores. Devem conter: Introdução com objetivo ao final; Método se pertinente; Desenvolvimento com ou sem subtítulos, encerrando com limitações do estudo e contribuições para a prática em subitem separado; Considerações Finais; Referências. A seção Agradecimentos é opcional.
  • Relato de Experiência: são manuscritos que apresentam um relato de caso, situação da prática profissional ou inovação tecnológica, relacionados ao ensino, à assistência, extensão universitária, pesquisa, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e oito autores. Devem conter: Introdução, com o objetivo ao final; Método com os seguintes tópicos: tipo de estudo, cenário do estudo, período de realização da experiência, sujeitos envolvidos na experiência e os aspectos éticos; Objetivos da Experiência; Descrição da Experiência: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas; Principais resultados alcançados; Limitações da experiência; Contribuições para a prática; Considerações Finais ou Conclusão; Referências (limite de 15 referências). A seção Agradecimentos é opcional.
  • Relato de Experiência de Inovação Tecnológica: são manuscritos que apresentam uma inovação tecnológica, relacionados ao ensino, à assistência, extensão universitária, pesquisa, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e oito autores. Devem conter: – Introdução, com o objetivo ao final; – Método com os seguintes tópicos: tipo de estudo, cenário do estudo, período de realização da experiência, sujeitos envolvidos na experiência e os aspectos éticos; – Objetivos da Inovação; – Descrição da Inovação: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas; – Principais resultados alcançados com as limitações da inovação e contribuições para a prática ao final em sub item separado; – Considerações Finais ou Conclusões; – Referências (limite de 15 referências). A seção Agradecimentos é opcional.

Preprints

O preprint consiste em uma versão do manuscrito ainda não revisada por pares. A revista Saúde e Pesquisa segue as recomendações de Transparency and Openess Promotion (TOP) e aceita manuscritos depositados em servidores não comerciais de preprints, como o SciELO Preprints. Todo(s) o(s) manuscrito(s) submetido(s) de repositório(s) preprint(s) será(ão), obrigatoriamente, avaliados pelos pares.

 

4. INSTRUÇÕES PARA O PREPARO DOS MANUSCRITOS

A revista Saúde e Pesquisa publica somente artigos inéditos e originais, e que não estejam em avaliação simultânea em outro periódico. Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o artigo será desconsiderado. A submissão de um artigo para avaliação em vários periódicos simultaneamente constitui grave falta de ética do autor.

A partir de 2018 a revista adota os “Requisitos uniformes para originais submetidos a Revistas Biomédicas", publicado pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) no Estilo Vancouver, disponível no site: http://www.icmje.org 

4.1 Orientações importantes

  • Todos os artigos submetidos devem seguir rigorosamente as normas de submissão e as instruções para autores da revista Saúde e Pesquisa. Artigos que não atenderem às normas de formatação serão rejeitados na pré-avaliação.

4.2 Diretrizes Éticas para pesquisa: aprovação e conformidade

  • Ética na pesquisa que envolvem seres humano: a Ética na Pesquisa quanto aos preceitos éticos referentes à condução, bem como ao relato da pesquisa, são de inteira responsabilidade dos autores, respeitando-se as recomendações éticas compostas na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 2000 e 2008) da Associação Médica Mundial. Para pesquisas que apresentem resultados envolvendo Seres Humanos no Brasil, obrigatoriamente os autores devem observar, integralmente, as normas constantes na Resolução CNS RESOLUÇÃO Nº 510, de 07 de Abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde. Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos na seção “Método”, que o consentimento dos sujeitos foi obtido e a indicação de que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, bem como citar o número do parecer ou protocolo de aprovação.
  • Ética na pesquisa que envolvem animais: estudos que envolvam experimentos envolvendo animais, deve ser respeitada a Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008; e as normas estabelecidas no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., Estados Unidos), e os Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA. O(s) autor(es) devem mencionar, no texto do manuscrito, o número do protocolo de aprovação do projeto, emitido por Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), credenciada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), órgão integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

4.3 Formatação do artigo

Não deverá ter nenhuma identificação dos autores e o arquivo deve ser em OpenOffice, Microsoft Word ou RTF.. Arquivos submetidos em PDF serão recusados e a submissão será arquivada.

O manuscrito propriamente dito deve trazer os seguintes elementos:

  • O trabalho deve ser submetido em papel A4 (21x29,7 cm), em formato vertical ("orientação retrato" na configuração de página). As margens devem ser de 3 cm na superior e esquerda, e 2 cm na inferior e direita. O espaçamento entre as linhas deve ser de 1,5, com entrada de parágrafo de 1,25 cm. A fonte utilizada deve ser Arial ou Times New Roman, com tamanho 14 para o título do trabalho, 12 para os títulos das seções e textos, e 10 para endereçamento, legenda de imagens, texto das tabelas e quadros, e citações.
  • Título nos dois idiomas (português e inglês). Não há um limite rígido para o tamanho do título, mas ele deve ser sucinto, chamativo e representativo do conteúdo do manuscrito. 
  • Resumo e palavras-chave nos dois idiomas (português e inglês). O resumo deve ter até 250 palavras e não deve conter citações. O resumo deve ser ESTRUTURADO, incluir os itens: Objetivo, Método, Resultados, Conclusões (não pode alterar os tópicos). As palavras-chave devem ser entre 3 e 5 e separadas por ponto, e devem necessariamente constar nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e/ou no Medical Subject Headings (MeSH). O corpo editorial da revista Saúde e Pesquisa se reserva o direito de ajustar as palavras-chave. Exemplo: Palavras-chave: Divulgação. Ciência. Promoção da saúde. Keywords: Disclosure. Science. Health promotion. 
  • O corpo do manuscrito deve ser redigido de forma clara e concisa, respeitando os tipos de artigos publicados disponíveis na Política de Seção. O corpo do texto não deve repetir todos os dados contidos em tabelas e outras ilustrações, assim como gráficos não devem repetir dados contidos em tabelas ou vice-versa. Notas de rodapé são proibidas. 
  • Todos os elementos gráficos (ilustrações, figuras e tabelas) devem ser inseridos nos locais apropriados, sem envio separado. O título das tabelas e figuras deve ser inserido ao longo do manuscrito principal, em seguida ao primeiro parágrafo citando a tabela ou figura. Tabelas e figuras de formato vetorial (gráficos, mapas etc.) devem ser inseridas junto ao título em seu formato original, e não como capturas de telas (“prints”). Figuras em formato raster (“bitmap”), como fotografias, devem ser anexadas como documentos suplementares, preferencialmente em formato TIFF com resolução de 300 dpi ou mais. O número de elementos gráficos aceitos no artigo deverá ser no máximo de sete (7) no conjunto. Não serão aceitos tabelas que ultrapassem uma página e/ou tenha mais de 8 colunas. A revista não aceita documento suplementar.
  • Falas de participantes devem ser em itálico, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 11, sem aspas, na sequência do texto. Há identificação da fala, codificada, apresentada ao final de cada fala entre parênteses e sem itálico.
  • Referências seguindo o Estilo Vancouver, conforme orientações no próximo item. 

4.4 Lista de referências

Na lista de referências, as referências devem ser numeradas consecutivamente, conforme a ordem que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Portanto, devem ser numeradas e normalizadas de acordo com o Estilo Vancouver.

Incentivamos os autores a usar um programa de gerenciamento de referências, tais como Mendeley e Zotero. Esta atividade permite que as referências sejam extraídas automaticamente. Por favor, tome cuidado para seguir o estilo de referência precisamente; referências que não estejam no estilo correto podem ser digitadas novamente, necessitando de revisão tediosa.

Alguns pontos que devem ser observados são os seguintes:

  • Referencia-se o(s) autor(e)s pelo sobrenome, apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.
  • Quando o documento possuir de um até seis autores, citar todos os autores, separados por vírgula. Quando possui mais de seis autores, cita todos os seis primeiros autores seguidos da expressão latina "et al"
  • Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviados, de acordo com o Index Medicus
  • Para abreviar os títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consulte o site clicando aqui. Elimine os pontos nas abreviaturas, exceto o último, que deve ser utilizado para separar o ano 
  • Com relação à abreviatura dos meses dos periódicos - em inglês e alemão, abrevia-se os meses iniciando por maiúsculas; em português, espanhol, francês e italiano, em minúsculas (ambos estarão sem ponto)
  • As referências devem conter o DOI, o qual deve ser colocado no final da referência, sempre respeitando o formato https://doi.org/(demais dados) 
  • É recomendado que, pelo menos, 70% das referências sejam de artigos publicados em periódicos, nos últimos cinco anos, indexados em bases de dados nacionais e internacionais.
  • Os autores devem evitar a citação de literatura cinzenta (documentos oficiais, livros, manuais etc.) não indexada e de difícil acesso à comunidade científica. Com exceção para referenciais teórico-metodológicos, estudos documentais e pesquisas históricas.
  • A revista aceita a citação de, no máximo, uma referência em preprint.
  • Referências de artigos de periódicos brasileiros bilíngues ou trilíngues devem ser citadas no idioma inglês.
  • A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

Exemplos Mais Comuns de Referências

Artigos de periódicos (com até seis autores)

Ataide CAV, Bezerra HS, Medeiros AA, Barbosa IR. Prevalência de depressão autorelata na população brasileira: fatores individuais e contextuais. Saud Pesq. 2024;17(4):e12792. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n4.e12792 

Artigos de periódicos (com mais de seis autores)

Lin CC, Marques IVP, Dantas ACA, Lyra CR, Silva EQ, Nascimento Júnior JRA, et al. Análise da sobrecarga de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer: estudo transversal. Saud Pesq. 2024;17(2):e12296. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n1.e12296 

Instituição como autor

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual instrutivo da rede de atenção às urgências e emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília (DF): Editora do Ministério da Saúde; 2013.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios [Internet]. 2015 [cited 2021 Feb 10]. Available from: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9127-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios.html?t=microdados

Sem indicação de autoria

For more pregnant women getting antenatal care. J Adv Nur. 2004;47(6):683-4.

Volume com suplemento

Sousa MF, Santos BM, Paz EP, Alvarenga JP. Complexidade das Práticas da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Enferm Foco. 2021;12(Supl.1):55-60. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n7.SUPL.1.5211 

Artigo no prelo (aceito para publicação)

Settani SS, Santos PB, Silva JC, Wanderley TC, Santos RB. Maternidade e uso de substâncias psicoativas: narrativas de mulheres atendidas em serviços de reabilitação psicossocial. Enferm Foco. No prelo 2022.

Preprint

Meireles AL, Lourenção LG, Menezes Junior LAA, Coletro HN, Justiniano ICS, Moura SS, et al. COVID-Inconfidentes – SARS-CoV-2 seroprevalence in two Brazilian urban areas during the pandemic first wave: studyprotocol and initial results.  Scielopreprints. 2021. Preprint [posted 2021 Jul 29; cited 2022 Jan 30]. Available from: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2720 

Artigo com errata publicada

Gomes I, Faver L, Hermann AP, Lacerda MR. Aspectos éticos nas redes sociais de apoio no cuidado domiciliar à luz do pensamento complexo. Enferm Foco. 2012;3(3):110-13. Errata em: Enferm Foco. 2012;3(4):220.

Editoriais

Oliveira LP, Lunet NMS, Antunes MD. Uma jornada de inspiração: o compromisso da Professora Sonia Bertolini com a excelência na Revista Saúde e Pesquisa. Saud Pesq. 2024;17(1):e12501. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n1.e12501

Livro

Creswell JW. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3a ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.

Capítulo de livro

Abbad GS, Sallarenzo LH, Coelho-Júnior FA, Zerbini T, Vasconcelos KT, Todeschini K. Suporte à transferência de treinamento e suporte à aprendizagem. In: Abbad GS, Mourão L, Meneses PP, Zerbini T, Borges-Andrade JE, Vilas-Boas RL, organizadores. Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramentas para gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed; 2012. p. 244-63.

Trabalhos publicados em eventos científicos

Santos I, Nascimento LK, Carício MR. Educação Emocional e Promoção da Saúde: um novo olhar para a formação de professores. In: IV Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Anais. João Pessoa: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; 2017.

4.5 Outras informações

  • O uso de siglas deve ser evitado e, quando utilizadas, devem ser citadas por extenso na primeira vez que aparecerem no texto. Não utilizar plural em siglas.
  • Utilizar negrito para destaque e itálico para palavras estrangeiras e nomenclaturas relativas classificação científica, taxonomia ou classificação biológica, que designam os grupos ou categorias de espécies de seres vivos.
  • Errata: caso os autores identifiquem a necessidade de uma errata após a publicação do artigo, devem enviá-la imediatamente à Secretaria da Revista por e-mail. O prazo máximo para a solicitação de errata é de 30 dias após a publicação do artigo.

A responsabilidade pela temática dos manuscritos submetidos à revista Saúde e Pesquisa é dos autores. Embora as informações nesta Revista sejam consideradas original e real ao serem publicadas, tanto o Editor, bem como os membros do Conselho Editorial não podem aceitar qualquer responsabilidade legal por quaisquer erros ou omissões que possam ser feitas.

Política de Privacidade

Como política de privacidade adotada pela revista Saúde e Pesquisa, os artigos são enviados aos avaliadores ad hoc por meio do Open Journal System (OJS), sem identificação de autoria, da mesma forma que ao autor não é revelado a identificação dos avaliadores (double blind review).

Todas as informações solicitadas para cadastro dos usuários são de uso exclusivo da revista Saúde e Pesquisa e serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta para publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros. A plataforma OJS é utilizada pela Revista Saúde e Pesquisa como ferramenta de controle do processo de opinião e não apenas como plataforma de publicação aberta.