Foco e Escopo

A revista Saúde e Pesquisa (2176-9206 On-line) editada pela Universidade Cesumar - UniCesumar desde 2008, é um periódico de publicação trimestral que objetiva divulgar a produção do conhecimento na área INTERDISCIPLINAR com foco na prevenção de doenças e promoção e recuperação da saúde.

A revista aceita artigos originais, revisão sistemática e metanálises e estudo de casos. O objetivo é apoiar a disseminação de iniciativas promovidas na promoção da saúde, buscando contribuir para a compreensão e gestão dos desafios de saúde que impactam a sociedade em diversas esferas de cuidados de saúde. Encorajamos o envio de seus estudos a este periódico abrangente, a fim de compartilhar os progressos alcançados nas pesquisas relacionadas à saúde.

A partir do terceiro quadrimestre de 2013 a revista Saúde e Pesquisa expandiu sua política de seção, inaugurando um espaço para receber artigos na área da Promoção da Saúde. No início segundo semestre de 2014, vinculou-se ao Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado na IES UniCesumar, que visa a necessidade de abordar a interdisciplinaridade em torno das problemáticas que dificultam/impedem a melhoria da qualidade de vida da população do ponto de vista da saúde. O Programa possui uma área de concentração: Promoção da Saúde; e duas linhas de pesquisa: 1) Promoção da saúde e envelhecimento; e 2) Educação e tecnologias na promoção da saúde.

Incentivamos que submeta suas pesquisas a este periódico abrangente, com o propósito de compartilhar os avanços significativos na área interdisciplinar da saúde.

Missão: A Revista Saúde e Pesquisa tem como missão promover e divulgar o conhecimento científico e tecnológico na área da saúde.

O(s) autor(es) se responsabiliza(m) integralmente pelo conteúdo dos textos enviados. Todos os conteúdos publicados na Revista Saúde e Pesquisa estão sob licença da Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Política de Revisão Por Pares

A primeira etapa de avaliação é a seleção dos artigos segundo critérios editoriais. O Conselho Editorial constitui a instância responsável por essa etapa.

A segunda etapa é o parecer de Consultores ad hoc externo especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria para dois ou mais revisores.

A decisão final de aceitar ou rejeitar o artigo após as revisões de revisão cabe ao Editor-chefe. E, após o aceite do manuscrito, uma prova gráfica será enviada para o e-mail do autor correspondente. Os autores deverão encaminhar a prova gráfica com as devidas correções em, no máximo, 48 horas após o seu recebimento.

Um agradecimento pela Revisão é emitido para os revisores após a revisão bem-sucedida do manuscrito e uma lista de nomes dos revisores é publicada anualmente.

A Revista Saúde e Pesquisa reforça sua dedicação à excelência acadêmica ao seguir rigorosamente a regra de envolver avaliadores externos à instituição editora em seu processo de revisão por pares, assegurando imparcialidade e qualidade na avaliação de cada manuscrito submetido.

 

Periodicidade

Trimestral (a partir de 2020)
Formato: Eletrônico
Formato: Impresso interrompido em 2019

 

Política de Acesso Livre

A Revista Saúde e Pesquisa oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, sem taxas de assinatura ou barreiras de registro

 

Instruções aos Avaliadores Ad Hoc

Após receber o e-mail do Editor-chefe solicitando avaliação, entrar com o Login e Senha informado no momento do cadastro. Caso não lembre da senha encaminhe um e-mail para naep@unicesumar.edu.br solicitando uma senha provisória;

1) O primeiro passo para iniciar a avaliação é informar ao editor sobre a disponibilidade para executar a tarefa;

Resposta: Disponível para avaliação ou indisponível para avaliação (no final da página no primeiro passo).

2) Após indicar a disponibilidade (aceito), o documento submetido e os suplementares, se for o caso, estarão disponíveis para download no Passo 3 (Download e Avaliação). Clique no nome do documento para baixar em sua máquina e, realizar a avaliação caso queira inserir no documento comentários. Caso realize comentários pela edição do Word, certifique-se de remover do arquivo qualquer informação que identifique o nome do avaliador;

2.1) O documento com os comentários deverá ser transferido em Transferir “Arquivos do Avaliador” e Preencha o formulário de avaliação;

2.2) Escolha a recomendação adequada conforme a definida no “Formulários de Avaliação” e clique em “Enviar avaliação” e vá para o item 4 Finalização e para tela de agradecimento e o campo de discussão de avaliação para posteriores dúvidas e discussões entre o avaliador e o editor.

Dúvidas entrar em contato com o e-mail naep@unicesumar.edu.br
Agradecemos a sua disponibilidade,

Saúde e Pesquisa
Editor-chef Leonardo Pestillo de Oliveira