Mecanismo de Ação de Compostos Utilizados na Cosmética para o Tratamento da Gordura Localizada e da Celulite

  • Tuane Krupek Universidade Estadual de Maringá
  • Cecilia Edna Mareze da Mareze-da-Costa Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Agentes Lipolíticos, Celulite, Gordura Localizada, Tecido Adiposo

Resumo

A gordura localizada e a celulite são as principais causas de insatisfação corporal. A gordura localizada se caracteriza por hipertrofia dos adipócitos em determinadas regiões, enquanto que, na celulite, além da presença de adipócitos maiores, ocorre também deficiência no retorno venoso e linfático, levando ao acúmulo de líquido e toxinas no interstício, dando à pele o aspecto irregular característico. Este trabalho apresenta os mecanismos de ação, os efeitos fisiológicos, as restrições e as contraindicações dos principais ativos cosméticos lipolíticos e anticelulíticos de uso tópico, utilizados para o tratamento da celulite e da gordura localizada. Foram identificados como lipolíticos as metilxantinas (cafeína, teofilina, aminofilina, etc.) que atuam aumentando os níveis de AMPc, o retinol que inibe a diferenciação dos pré-adipócitos por redução do gene ob, a fosfatidilcolina que não tem mecanismo de ação totalmente esclarecido, a L-carnitina que auxilia na continuidade da lipólise e o hormônio do crescimento e o extrato de gelidium que estimulam os receptores β-adrenérgicos. Como anticelulíticos foram citados o ginko biloba, nicotinato de metila, mentol, cânfora, centelha asiática e silício que atuam, basicamente, melhorando a circulação sanguínea. Apesar dos avanços na área da cosmetologia, não foram encontrados princípios ativos inovadores. No caso dos lipolíticos, ainda prevalecem as metilxantinas para tratar a lipodistrofia localizada e os que atuam na microcirculação juntamente com os lipolíticos para o tratamento da celulite.

Biografia do Autor

Tuane Krupek, Universidade Estadual de Maringá
Graduação em Tecnologia em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Especialista em Fisiologia Humana pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Mestranda em Biociências Aplicada à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Cecilia Edna Mareze da Mareze-da-Costa, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutora em Fisiologia (ICB/USP/SP); Docente do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Publicado
2013-02-08
Seção
Promoção da Saúde