FAQ
1. A Revista Saúde e Pesquisa aceita artigos que foram produzidos em outras instituições?R. Sim. A Revista Saúde e Pesquisa de caráter na área de Ciências da Saúde, destina-se, prioritariamente, à publicação de artigos originais produzidos por discentes e orientadores vinculados Programas de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato sensu da UniCesumar e de outras Instituições de Ensino Superior localizadas no país e no exterior.
2. Quais são as áreas de publicação da Revista Saúde e Pesquisa?
R. Com o objetivo de constituir-se um fórum para a apresentação das pesquisas recentes, a Revista Saúde e Pesquisa publica artigos na área da saúde como: Medicina, Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e áreas afins, com enfoque na promoção, prevenção e recuperação das condições de saúde.
3. O que é o ISSN? A Revista Saúde e Pesquisa o possui?
R. Sim. O International Standard Serial Number (ISSN) é um código numérico que constitui um identificador único para revistas. Esse código é único e intransferível e não pode ser utilizado por outro título a não ser aquele ao qual foi atribuído.
A revista possui o ISSN (on-line) que é 2176-9206. O ISSN impresso foi interrompido em 2019.
4. A Revista Saúde e Pesquisa é indexada?
R. Sim. A revista está indexada nas seguintes bases, diretórios e portais:
- LILACS;
- Sumários.Org;
- DOAJ (Directory of Open Acsess Journals);
- Latindex;
- LiVRE;
- IBICT SEER;
- Google Scholar;
- Periódicos CAPES.
5. Qual é o Qualis da Revista Saúde e Pesquisa?
R. O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes que afere a qualidade dos artigos, a partir da análise da qualidade dos periódicos científicos. A classificação dos periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.
A Revista Saúde e Pesquisa possui Qualis B1 para a área de Psicologia; B3 para a área de Enfermagem e B4 para área de interdisciplinar. Para demais áreas poderá consultar a Plataforma Sucupira pelo site: https://sucupira.capes.gov.br/ em Qualis.
6. Qual a periodicidade da Revista Saúde e Pesquisa?
R. Desde 2020, a Revista Saúde e Pesquisa tem periodicidade trimestral, sendo quatro números por volume, ao ano, com publicação bilíngue.
7. Quais os tipos de trabalhos publicados na Revista Saúde e Pesquisa?
R. Artigos Originais que divulgam os resultados de pesquisas inéditas e permitem a reprodução destes resultados dentro das condições citadas no mesmo.
Relatos de Caso ou Técnicas que apresentam a experiência profissional, baseada em estudo de casos peculiares e/ou de novas técnicas.
Artigos de Revisão que analisam e discutem trabalhos de outros autores, revisões bibliográficas etc. Esta seção somente por convite do editor da revista.
8. De acordo com as diretrizes, os artigos de Revisão podem ser publicados somente por R. convite do editor. Mesmo assim, posso fazer a submissão no Portal?
R.Não. Os artigos de Revisão devem ser encaminhados somente por convite dos editores. A Revista Saúde e Pesquisa tem preferência por revisões sistemáticas.
Para esta seção, encaminhe o resumo via e-mail para naep@unicesumar.edu.br indicando o assunto. O e-mail será direcionado para o editor responsável pela temática do artigo.
9. Qual é o idioma aceito para publicação?
R. São aceitos os seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.
Fique atento! A partir de 2020, a revista publica edições bilíngues. Saiba mais visualizando as perguntas 17 a 19.
10. Qual o tempo médio do processo de avaliação dos artigos submetidos para publicação na Revista Saúde e Pesquisa?
R. O tempo médio entre submissão, avaliação dos editores, peer-review e eventual aprovação para publicação é de cinco meses.
11. É cobrada alguma taxa e/ou valores para submissão, avaliação e publicação do artigo?
R. Não. A Revista Saúde e Pesquisa possui Acesso Aberto e não cobra qualquer taxa ou solicita qualquer valor para avaliar ou publicar artigos.
12. Qual é a quantidade de autores permitida por artigo?
R. A Revista Saúde e Pesquisa permite, no máximo, 6 (seis) autores por artigo.
13. Há alguma recomendação para o grau de titulação para os autores?
R. Sim. Exige-se a titulação de doutores, em coautoria com estudantes regulares de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Em casos de autoria coletiva, pelo menos, um dos autores deve possuir titulação de doutor.
14. Qual a norma é considerada para a publicação dos artigos?
R. A Revista Saúde e Pesquisa adota os "Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas", publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas no estilo Vancouver.
15. Não estou localizando as normas da Revista Saúde e Pesquisa. Onde acesso?
R. Clique em "Submissões" na aba superior da revista. Esta irá abrir a página com informações sobre as “Condições para submissão” e, na sequência, “Diretrizes para os autores”.
Ou acesse o link: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/about/submissions
16. Além do manuscrito, existe algum outro documento que tenho que transferir no momento da submissão?
R. Sim. É obrigatória a entrega da declaração da existência ou não de conflitos de interesse, bem como a adequação do manuscrito com as perguntas do Check-list:
Check-list – Link: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/libraryFiles/downloadPublic/44;
Declaração de Conflitos de Interesses – Link: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/libraryFiles/downloadPublic/83
O autor deverá adequar, preencher e transferir os arquivos como “documentos suplementares no passo 2 - Transferência do Manuscrito, após upload do manuscrito original.
17. A publicação bilíngue é permitida?
R. A partir de 2020, iniciou-se a publicação de artigos em dois idiomas, visando a internacionalização da Saúde e Pesquisa.
- Os artigos submetidos em português devem ser traduzidos para o inglês.
- Os artigos submetidos em inglês devem ser traduzidos para o português.
- Os artigos submetidos em espanhol devem ser traduzidos para o inglês.
Os autores recebem o e-mail de aceite com as informações de como proceder com a tradução/revisão
18. Em qual etapa terei que providenciar a tradução e a revisão do artigo aprovado?
R. Após as avaliações do artigo por pares e o encaminhamento da notificação de aceite pelo editor, o autor receberá um e-mail com a Carta de Aceite e as diretrizes de como proceder com a tradução e revisão do artigo, bem como a transferência do arquivo para o ID da submissão.
19. Quem é responsável pelos custos da tradução e revisão?
R. Os autores e coautores são os responsáveis pelos custos desses serviços, quando da aprovação do artigo.