Compreendendo Melhor os Principais Sintomas do Climatério e da Menopausa

  • Josiane Medeiros de Mello UEM
  • Celene Fontana
  • Márcia Miranda Torrejais
Palavras-chave: Climatério, Menopausa, Terapia de reposição hormonal, Climacteric, Menopause, Hormone Replacement Therapy.

Resumo

Os processos do climatério e menopausa são muito importantes na vida da mulher e, infelizmente, a maioria somente manifesta interesse sobre o assunto quando começam a aparecer os primeiros sintomas que são variáveis em cada organismo. Para amenizar os desconfortos causados pelo climatério e menopausa, é importante, inicialmente, compreendê-los. Assim, o presente trabalho tem como objetivo principal divulgar informações referentes aos fenômenos do climatério e menopausa, além de comparar esses fenômenos em uma mulher que pratica a reposição hormonal com outra isenta do tratamento. Para realização deste estudo, foi utilizado como método o estudo de caso e foram entrevistadas duas mulheres, uma com 53 e outra com 52 anos de idade, uma que fazia reposição hormonal e outra que não se submeteu a esse tratamento. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevista gravada e transcrita, embasada em um questionário objetivo, e um relato espontâneo, em decorrência de algumas questões objetivas formuladas, com duração de aproximadamente 60 min. Os resultados mostraram que ambas as entrevistadas apresentaram alguns sintomas característicos desse período da vida como ondas de calor, dores pelo corpo e alterações de humor. Ainda, foi descrito pela mulher que não praticou a reposição hormonal a hipertensão e alterações no sono. É importante salientar que existem processos que podem auxiliar a retardar o aparecimento de vários sintomas da menopausa, entre eles, a terapia de reposição hormonal, quando realizada adequadamente e com acompanhamento médico, além da manutenção de hábitos de vida saudável.

Biografia do Autor

Josiane Medeiros de Mello, UEM
Docente do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da Universidade Estadual de Maringá – UEM; Endereço: Universidade Estadual de Maringá - Centro de Ciências Biológicas – CCB Departamento de Ciências Morfofisiológicas – DCM Bloco H-79 - sala 23 Av: Colombo 5790 - Zona 07 CEP: 87020-900 - Maringá- PR.
Celene Fontana
Docente da Rede Privada de Ensino Médio em Cascavel-Pr.
Márcia Miranda Torrejais
Docente do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Cascavel – PR.
Publicado
2008-06-27
Seção
Relato de Casos