A Inserção do Estagiário de Serviço Social: Limites, Possibilidades e Desafios de um Ambiente Prisional

Autores

  • James Simões de Brito Instituto Superior de Educação do Paraná – INSEP
  • Izilda da Silva Baldim Penitenciária Estadual de Maringá - PEM
  • Cristiane Muller Calazans Cesumar

Palavras-chave:

Serviço Social, Estágio Curricular, Ambiente Prisional, Social Service, Curricular Internship, Prison Environment.

Resumo

O presente artigo teve como suporte o estágio supervisionado realizado no ano de 2005 na Penitenciária Estadual de Maringá – PEM e aborda a inserção do estagiário de Serviço Social no ambiente prisional. Levanta os limites, possibilidades e desafios com os quais o mesmo pode deparar-se quando se propõe a estagiar numa “instituição total”, ou seja, numa instituição fechada à sociedade. Apresenta os principais ordenamentos jurídicos que o estagiário deve dominar, bem como os principais aspectos físicos e sociais da prisão. Por fim, faz algumas sugestões com relação à postura que o estagiário de Serviço Social deve adotar quando pretende atuar numa penitenciária de regime fechado e segurança máxima.

Biografia do Autor

James Simões de Brito, Instituto Superior de Educação do Paraná – INSEP

Especialista em Gestão Pública no Instituto Superior de Educação do Paraná – INSEP; Bacharel em Serviço Social no Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: jamesbrito@ibest.com.br

Izilda da Silva Baldim, Penitenciária Estadual de Maringá - PEM

Assistente Social na Penitenciária Estadual de Maringá - PEM. E-mail: izildabaldim@depen.br

Cristiane Muller Calazans, Cesumar

Supervisora pedagógica de estágio supervisionado em Serviço Social do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: crismuller@cesumar.br

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Como Citar

Brito, J. S. de, Baldim, I. da S., & Calazans, C. M. (2009). A Inserção do Estagiário de Serviço Social: Limites, Possibilidades e Desafios de um Ambiente Prisional. Iniciação Científica Cesumar, 11(1), 83–90. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/1039

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica