Impactos do ensino remoto emergencial em um curso de administração na pandemia da COVID-19
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar os impactos do ensino remoto emergencial em um curso de graduação em Administração no Brasil, durante a pandemia da COVID-19. Para isso, foram analisados dados gerais sobre matrícula, evasão e desempenho dos alunos nas disciplinas do curso, bem como aplicados questionário e entrevistas com o corpo docente, para identificar a percepção desses com relação ao desempenho dos alunos e processo pedagógico aplicado nas disciplinas ao longo dos anos de 2020 e 2021. Em geral, embora o número de evasão tenha reduzido substancialmente e as aprovações nas disciplinas aumentado, especialmente no ano de 2020, nota-se que o fato decorreu por flexibilização nas regras de progressão da universidade, bem como na forma das avaliações nas disciplinas. Tal fato é corroborado pelo corpo docente, ao apontarem que o engajamento e motivação dos estudantes foi aquém do desejado, mesmo se aplicando diferentes ferramentas pedagógicas e disponibilização de novos recursos tecnológicos para o aprendizado. Ademais, problemas externos, como relacionados ao ambiente de estudo, questões familiares e de saúde mental foram determinantes para reduzir o engajamento dos estudantes. Entende-se, portanto, que houve um prejuízo no aprendizado neste período, com o ensino remoto emergencial sendo útil para suprir parcialmente as necessidades básicas da formação dos estudantes universitários.Referências
ALVES, J. M.; FERREIRA, J. V.; BOTREL, L.; FERREIRA, M.; ARAÚJO, P. H. Ensino à distância: características e desafios. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Anais [...]. Belo Horizonte: 2020.
AQUINO FILHO, G. F. A.; SCHIMIGUEL, J.; AMARAL, L. H. Utilização de blog para a construção de um ambiente colaborativo. Revista Atlante: Cuadernos de Educaciòn y Desarollo, out. 2015.
ARAÚJO, T. M. DE; LUA, I. O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 46: e27, 2021.
ARAÚJO, A. M. S.; PIMENTA, L. B.; FARIAS, S. C. A educação superior na pandemia: gestão e mediação tecnológica. Revista Fontes Documentais, v. 3, p. 583-591, 2020.
APPENZELLER, S. et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343 de 17 de março de 2020. Brasília, 2020.
COSTA, L. M. T. A visão de estudantes de um curso de Administração sobre a vivência da modalidade de ensino remoto emergencial, adotada durante a pandemia do (COVID-19). Trabalho de Conclusão de Curso (Administração), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. M. P. #FIQUEEMCASA: Educação na pandemia da COVID-19. EDUCAÇÃO, v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020.
CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020
DEL FIACO, J. L. M. et al. Experiências docentes do curso de administração no processo de ensino-aprendizagem-avaliação durante a pandemia. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v. 2, n. 2, 2020.
ESPINOSA, T. Reflexões sobre o engajamento de estudantes no Ensino Remoto Emergencial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, 2021.
FERREIRA, L.; FERRAZ, R.; FERRAZ, R. C. S. N. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio-Revista de Letras, v. 13, n. 1, 2021.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREITAS, E. O. et al. Autoavaliação de estudantes universitários sobre seu desempenho acadêmico durante a pandemia da COVID-19. Revista gaúcha de enfermagem, v. 43, p. e20210088, 2022.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre. UFRGS. 2009. 35 p
GOMES, V. T. S. et al. A pandemia da COVID-19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.
GUNDIM, V. A. et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Baiana de Enfermagem, v. 35, 2021.
GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington, 27 mar. 2020.
HONORATO, H. G.; MARCELINO, A. C. K. B. A arte de ensinar e a pandemia Covid-19: a visão dos professores. REDE: Diálogos da Educação, v. 1, n. 1, p. 208-20, 2020.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da Covid-19. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo. Feevale. 2013. 53- 106 p.
ROCHA, F. S. M.; LOSS, T.; ALMEIDA, B. L. C.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da COVID-19. Interacções, v. 16, n. 55, p. 58–82, 2020.
ROCHA, C. R. DA S.; SCHIMIGUEL, J.; PIRES, G. V. Estudo em casa na pandemia: panorama interdisciplinar sobre os responsáveis e filhos. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e35996531, 10 ago. 2020.
SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. Education in times of COVID-19: remote teaching and teacher exhaustion. Praxis Educativa, v. 15, 2020.
SENRA, V. B. C.; SILVA, M.S. A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, 2020, 101771-101785.
SISTEMA INTEGRADO DE DADOS INSTITUCIONAIS DA UNICAMP (S-Integra). Disponível em: https://www.siarh.unicamp.br/indicadores/View.jsf?categoria=PUB_ACAD_HISTORICO. Acesso em: 30 nov. 2022
SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 11, 4 Nov. 2020.
UNESCO - UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANISATION. COVID-19 Educational disruption and response. Paris: Unesco, 30 July 2020a. Disponível em: https://report.iiep.unesco.org/supporting-countries-during-Covid-19-and-beyond. Acesso em: 30 nov. 2022.
VALENTE, G. S. C. et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153, 9 set. 2020.
Copyright (c) 2023 Iniciação Científica Cesumar
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.