Identidade, raça e racismo no cinema: a representação do negro em 12 anos de escravidão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9192.2025v27e13618

Palavras-chave:

12 anos de escravidão, Diferença, Identidade, Racismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a representação da identidade negra no longa-metragem 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave), verificando, sobretudo, as implicações das teorias raciais dos séculos XVIII e XIX na condição das pessoas negras representadas na obra. O filme, adaptação do romance autobiográfico homônimo escrito por Solomon Northup, consiste na história de um homem afro-americano nascido livre que, em meados do século XIX, foi ilegalmente traficado como escravizado para o sul dos Estados Unidos. A partir disso, observamos como o racismo opera para destituir Northup de sua identidade e humanidade, passando a ser tratado como um mero objeto pertencente aos senhores de escravo a quem foi obrigado a servir. Quanto à metodologia, parte-se de uma revisão bibliográfica e da análise interpretativa da obra, com respaldo nos estudos culturais e na teoria pós-colonial, visando entender os reflexos das teorias raciais na (des) construção da identidade negra no contexto histórico e cultural representado na obra. Como aporte teórico, utilizamos as discussões de atores como Almeida (2021); Schwarcz (1993); Woodward (2014), dentre outros. Assim, infere-se que o filme 12 anos de escravidão reflete o modo como as teorias raciais ajudaram a moldar as narrativas de inferioridade racial sobre a população negra, legitimando a violência física e psicológica a partir do discurso de supremacia racial.

Biografia do Autor

Nayara de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Letras, na linha de Literatura e construção das identidades, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2025). Fez Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras - Interfaces entre Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2015). Possui Especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2013); em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação; e em História, Cultura e Literatura Afro Brasileira e Indígena pela UNICESUMAR (2020). Graduada em Licenciatura em Letras - Licenciatura plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas - pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - FECILCAM (2010). Atualmente, é professora de Literatura Brasileira na UniCesumar e também atua como docente da educação básica vinculada à Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura contemporânea; Estudos culturais; Identidade e pós-modernidade; Racismo.

Referências

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Publicado

2025-11-19

Como Citar

Oliveira, N. de. (2025). Identidade, raça e racismo no cinema: a representação do negro em 12 anos de escravidão. Iniciação Científica Cesumar, 27, 216–225. https://doi.org/10.17765/2176-9192.2025v27e13618

Edição

Seção

Artigos Originais