A IMPORTÂNCIA DO PIBID E DO PIBIC: UMA REFLEXÃO SOBRE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/1518-1243.2020v22n1p133-139

Palavras-chave:

Formação docente, Pesquisa na formação, PIBIC, PIBID, Professor pesquisador

Resumo

Este artigo pretende refletir acerca da formação docente utilizando como componentes da pesquisa o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Nosso objetivo é abordar a formação e atuação docente assumindo como ponto de partida o trabalho do discente de licenciatura dentro desses programas, considerando a importância das experiências proporcionadas por eles na formação plena do professor-pesquisador, assim como suas implicações na construção da prática pedagógica. O presente artigo apresenta análise crítica de bibliografia relacionada ao tema e da participação de estudantes nos programas. Ambos os programas possuem um caráter voltado para a plenitude da formação docente, assistindo os estudantes de graduação e dando amparo ao desenvolvimento de sua práxis pedagógica e prática de pesquisa

Biografia do Autor

Natali C. Melo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Graduanda em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ/IM, Campus Nova Iguaçu, RJ, Brasil.

Keila Alves P. Lyra, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Graduanda em licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ/IM, Campus Nova Iguaçu, RJ, Brasil.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Melo, N. C. ., & Lyra, K. A. P. . (2020). A IMPORTÂNCIA DO PIBID E DO PIBIC: UMA REFLEXÃO SOBRE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE. Iniciação Científica Cesumar, 22(1), 133–139. https://doi.org/10.17765/1518-1243.2020v22n1p133-139