A IMPORTÂNCIA DO PIBID E DO PIBIC: UMA REFLEXÃO SOBRE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17765/1518-1243.2020v22n1p133-139Palavras-chave:
Formação docente, Pesquisa na formação, PIBIC, PIBID, Professor pesquisadorResumo
Este artigo pretende refletir acerca da formação docente utilizando como componentes da pesquisa o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Nosso objetivo é abordar a formação e atuação docente assumindo como ponto de partida o trabalho do discente de licenciatura dentro desses programas, considerando a importância das experiências proporcionadas por eles na formação plena do professor-pesquisador, assim como suas implicações na construção da prática pedagógica. O presente artigo apresenta análise crítica de bibliografia relacionada ao tema e da participação de estudantes nos programas. Ambos os programas possuem um caráter voltado para a plenitude da formação docente, assistindo os estudantes de graduação e dando amparo ao desenvolvimento de sua práxis pedagógica e prática de pesquisaReferências
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