Clima organizacional: um breve estudo

  • Paula Hidalgo Zaniboni Zuccoli CESUMAR
  • Narciso Américo Franzin CESUMAR
Palavras-chave: clima organizacional, motivação humana, pesquisa e solução

Resumo

O presente artigo tem por objetivo verificar o clima organizacional em uma empresa denominada Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana (COOPCANA), quanto à valorização de seu capital humano e à motivação humana. Como metodologia aplicamos um questionário aos funcionários de diversos setores. Observamos que a integração entre eles e a empresa é fundamental. A melhor maneira de obter sucesso é eles interagirem bem entre si, com o que a empresa estará valorizando seu principal capital, o humano. Como resultado, observamos que o clima organizacional é permitido pelos funcionários como adequado às suas expectativas, mas eles se sentem excluídos do processo de tomada de decisão da empresa. Não há sequer comunicação sobre o motivo das decisões que ela toma. Para que uma empresa consiga manter um bom clima organizacional é necessário haver uma comunicação eficaz entre todos os funcionários, para que possam perceber sua real importância no desenvolvimento desta, e não passem a sentirem-se desmotivados no desempenho de suas funções. Com isso podem manter o bom clima de trabalho e contribuir não só para o sucesso da empresa, mas também para seu sucesso pessoal. Atualmente, a preocupação de gerentes e supervisores deveria resistir no diagnóstico adequado das motivações daqueles com quem trabalham.

Biografia do Autor

Paula Hidalgo Zaniboni Zuccoli, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Administração do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Narciso Américo Franzin, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Administração do Centro universitário de Maringá - CESUMAR
Publicado
2007-07-23
Seção
Artigos Originais