Formação acadêmico-profissional: algumas considerações à luz da ética da vida

Autores/as

  • Rubem Almeida Mariano CESUMAR / UMESP

Palabras clave:

ética, formação acadêmico-profissional, sociedade, ensino superior, vida

Resumen

O presente ensaio trata sobre ética e formação acadêmico-profissional no âmbito do Ensino Superior. Num primeiro momento, é apresentado, de maneira suscita os problemas advindos dos avanços tecnológicos e científicos sobre nosso planeta. Pontua-se que o universitário está inserido nessa realidade e como tal é chamado a contribuir eticamente para a construção de uma sociedade em que a vida, mercado, moral, ética e profissão como meio de estabelecer parâmetros para compreensão do tema, o presente trabalho aborda quatro atitudes necessárias à dimensão ética da formação acadêmico-profissional enfatizando-se como atitudes básicas à formação enquanto acadêmicos e, consequentemente, futuros profissionais, possibilitando, assim, a formação de cidadãos planetários responsáveis.

Biografía del autor/a

Rubem Almeida Mariano, CESUMAR / UMESP

Docente das Faculdades Integradas de Maringá do Centro de Ensino Superior de Maringá. Teólogo, Filósofo e aluno regular do Curso de Pós-graduação em Ciências Sociais e Religião, nível Doutorado, da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

Publicado

2007-07-16

Cómo citar

Mariano, R. A. (2007). Formação acadêmico-profissional: algumas considerações à luz da ética da vida. Iniciação Científica Cesumar, 2(1), 37–41. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/20

Número

Sección

Artigos Originais