Estatística aplicada ao turismo com ênfase na feira agropecuária "EXPOINGÁ"

  • Débora Pereira Mota Cândido CESUMAR
  • Simone Alves Sakuma CESUMAR
Palavras-chave: informação, avaliação, turismo

Resumo

Muitas foram as transformações que ocorreram no cenário empresarial devido à globalização e aos avanços da tecnologia de informação; como conseqüência tem-se o acirramento da concorrência entre as organizações em todo o mundo. Diante desse cenário, é importante que o administrador tenha um diferencial para sua empresa, a fim de torná-la competitiva no mercado. Tendo em vista este quadro a avaliação para a empresa é de fundamental importância para o planejamento de suas ações e para tomada de decisões. A empresa organizadora da Feira Agropecuária de Maringá, "EXPOINGÁ", fez uso de avaliação, através de elemento de dados, desde 1998. Considerando a grandeza do evento, o objetivo do presente projeto nada mais é do que fornecer instrumentos necessários para o aprimoramento desta avaliação, a fim de promover a organização do sistema de coleta, apuração e análise dos resultados, possibilitando a comparação do desempenho da feira em relação aos anos anteriores. Este artigo apresenta o estudo realizado sobre o objeto de investigação que já vem sendo utilizado pela empresa, a fim de trazer possíveis contribuições, por meio de uma análise mais aprofundada do mesmo, de forma a apresentar resultados relevantes e definitivos para a empresa em questão, dando condições ao administrador de projetar de maneira ótima suas atividades, o que necessariamente contribuirá para elevar o nível de qualidade da feira.

Biografia do Autor

Débora Pereira Mota Cândido, CESUMAR
Discente do Curso de Turismo do CESUMAR
Simone Alves Sakuma, CESUMAR
Docente do Curso de Gestão de Negócios Imobiliários do CESUMAR
Seção
Artigos Originais