Características da Avaliação Neuropsicológica Infantil em Pesquisas Brasileiras: Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Maristela Campolina Ferreira Praxedes Panicali Universidade FUMEC
  • Daniel Foschetti Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade Pitágoras

DOI:

https://doi.org/10.17765/1518-1243.2016v18n2p199-209

Palavras-chave:

Avaliação neuropsicológica, Testes neuropsicológicos, Neuropsicologia infantil.

Resumo

A avaliação neuropsicológica infantil é uma prática clínica relativamente recente no Brasil. Este trabalho consiste de uma revisão sistemática da literatura sobre as características da avaliação neuropsicológica infantil em estudos brasileiros publicados em português. Artigos publicados entre 2004 e 2014 foram rastreados por meio da base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado, 10 dos 13 estudos incluídos em nossas análises avaliaram crianças que apresentavam alguma condição clínica (por exemplo, epilepsia, prematuridade ou déficits de aprendizagem). A maior parte dos instrumentos neuropsicológicos utilizados foi de origem internacional, de aplicação manual e cujo respondente é a própria criança. Além disso, a atenção, a memória e a inteligência foram as principais funções neuropsicológicas avaliadas, e a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças e o Teste de Desempenho Escolar foram os instrumentos mais utilizados. Essas e outras características identificadas foram discutidas.

Biografia do Autor

Maristela Campolina Ferreira Praxedes Panicali, Universidade FUMEC

Psicóloga clínica; especialista em Avaliação Neuropsicológica

Daniel Foschetti Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade Pitágoras

Psicólogo clínico; mestre em Neurociências; professor do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Panicali, M. C. F. P., & Gontijo, D. F. (2016). Características da Avaliação Neuropsicológica Infantil em Pesquisas Brasileiras: Uma Revisão Sistemática. Iniciação Científica Cesumar, 18(2), 199–209. https://doi.org/10.17765/1518-1243.2016v18n2p199-209

Edição

Seção

Artigos de Revisão