Conhecendo a Cultura Organizacional nas Organizações Públicas de Parnaíba - PI
DOI:
https://doi.org/10.17765/1518-1243.2016v18n2p161-169Palavras-chave:
Cultura Organizacional, Organizações Públicas, Parnaíba-PIResumo
A presente pesquisa buscou conhecer a Cultura Organizacional, bem como a representação acerca do modelo de gestão, construída por parte dos colaboradores de instituições do funcionalismo público de diversos segmentos. Participaram 20 servidores efetivos das áreas de educação, saúde e segurança em Parnaíba – PI, que foram solicitados a comentar como se constituiu a gestão nas três áreas pesquisadas, baseada nos princípios do modelo de gestão burocrático. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário sociodemográfico para a caracterização da amostra. Os resultados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e apontaram que o trabalho nas organizações pesquisadas é desempenhado coletivamente, havendo diferentes formas de contribuição dos funcionários à organização. A maioria dos respondentes se identifica com o contexto organizacional e as relações interpessoais entre funcionários e usuários têm como característica o patriarcalismo. O termo burocracia foi caracterizado negativamente, como entraves que geram lentidão e ineficiência nos processos, e positivamente, como necessária à organização do sistema e como ferramenta da administração. Concluiu-se que as características encontradas sobre Cultura Organizacional expressaram, em sua maioria, a visão dos profissionais com nível superior de escolaridade e dentre os ramos de atividades, os profissionais da educação possuíram a maior representatividade. Entretanto, não cabe uma generalização dos resultados, visto que o setor público é constituído como uma área de grande abrangência.Downloads
Publicado
2016-12-14
Como Citar
Castro, H. P. de, Belo, R. P., França, R. S. de, Costa, W. R. da, & Teixeira, L. R. da S. (2016). Conhecendo a Cultura Organizacional nas Organizações Públicas de Parnaíba - PI. Iniciação Científica Cesumar, 18(2), 161–169. https://doi.org/10.17765/1518-1243.2016v18n2p161-169
Edição
Seção
Artigos Originais
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