Consciência Fonológica e Alfabetização em Crianças Brasileiras: Como esta Relação tem Evoluído?
DOI:
https://doi.org/10.17765/1518-1243.2016v18n2p211-221Palabras clave:
Psicologia cognitiva, Consciência fonológica, Aprendizagem, Leitura e escritaResumen
A consciência fonológica é uma habilidade metalinguística amplamente reconhecida na literatura como essencial para o entendimento do princípio alfabético. Estudos apontam que intervenções que envolvem o treinamento dessa habilidade, além de favorecer o processo de alfabetização, são potencialmente capazes de prevenir e tratar dificuldades de aprendizagem. Tendo em vista essa importância, buscamos com este trabalho explorar na literatura científica brasileira a relação existente entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita. Esta pesquisa foi motivada pelo estudo de iniciação científica que gerou o trabalho de conclusão de curso de uma das autoras, sendo, portanto, uma sistemática de estudo adotada pela equipe de pesquisa a fim de refletir acerca do tema estudado e delinear um projeto de pesquisa de relevância social e científica. Para tanto, analisamos todos os trabalhos escritos no português do Brasil acerca da consciência fonológica, referente aos anos de 2005 a 2015. Objetivamos apresentar como anda o estado da arte brasileira sobre o tema aqui abordado, atentando-nos para as questões já em fase de consolidação, os dissensos e os avanços encontrados na literatura. Verificou-se que a consciência fonológica é a habilidade metalinguística mais pesquisada na literatura e mais bem consolidada, no entanto, pesquisam-se outras habilidades que também contribuem para a alfabetização e qual o nível de importância que elas teriam para este processo.Descargas
Publicado
2016-12-14
Cómo citar
Santos, I. M. de S., Melo, M. R. A., & Roazzi, A. (2016). Consciência Fonológica e Alfabetização em Crianças Brasileiras: Como esta Relação tem Evoluído?. Iniciação Científica Cesumar, 18(2), 211–221. https://doi.org/10.17765/1518-1243.2016v18n2p211-221
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