<b>Considerações sobre a exclusão no contexto psicossicial

  • Anadir Fátima Bortoli CESUMAR
  • Rosangela Marques Campaner CESUMAR
  • Suzana Maria de Farias Lucas Chaves CESUMAR
Palavras-chave: exclusão, psicossocial

Resumo

Atualmente, a discussão sobre a exclusão e as alternativas para superá-la são freqüente em nosso cotidiano. Não raro encontramos discursos de diferentes segmentos da sociedade, sejam eles políticos, empresariais ou acadêmicos, que revelam uma preocupação com o desemprego crescente. Com a falta de acesso a serviços básicos de saúde e de vida, com o sofrimento, a ética e a cidadania. Cada um desses segmentos possui uma concepção da exclusão, sustentada por valores específicos, que sugerem, por sua vez, compromissos e alternativas também específicos. Isso nos remete à idéia de que, antes de propormos alternativas para lidar com a exclusão, é preciso, primeiramente, discutir sobre a concepção que estamos adotando para definir exclusão e, a partir daí, sobre os valores que a sustentam. Só assim teremos clareza sobre o compromisso que estamos assumindo e a quem, efetivamente, estamos beneficiando quando nos propomos lutar contra a exclusão no âmbito acadêmico e os valores que as sustentam. A partir daí, propomos, apoiadas em Sawaia (1999), um conceito de exclusão dentro de uma leitura psicossocial. Este artigo é resultado parcial da fundamentação teórica do projeto de Iniciação Científica, intitulado "Educação da Manutenção ou Transformação da Realidade Excludente: um estudo das representações sociais dos educadores de uma escola de periferia de Maringá".

Biografia do Autor

Anadir Fátima Bortoli, CESUMAR
Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Rosangela Marques Campaner, CESUMAR
Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Suzana Maria de Farias Lucas Chaves, CESUMAR
Mestre, docente do Cursode Psicologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR.
Publicado
2007-07-18
Seção
Artigos Originais