Considerações sobre a exclusão no contexto psicossicial
Palabras clave:
exclusão, psicossocialResumen
Atualmente, a discussão sobre a exclusão e as alternativas para superá-la são freqüente em nosso cotidiano. Não raro encontramos discursos de diferentes segmentos da sociedade, sejam eles políticos, empresariais ou acadêmicos, que revelam uma preocupação com o desemprego crescente. Com a falta de acesso a serviços básicos de saúde e de vida, com o sofrimento, a ética e a cidadania. Cada um desses segmentos possui uma concepção da exclusão, sustentada por valores específicos, que sugerem, por sua vez, compromissos e alternativas também específicos. Isso nos remete à idéia de que, antes de propormos alternativas para lidar com a exclusão, é preciso, primeiramente, discutir sobre a concepção que estamos adotando para definir exclusão e, a partir daí, sobre os valores que a sustentam. Só assim teremos clareza sobre o compromisso que estamos assumindo e a quem, efetivamente, estamos beneficiando quando nos propomos lutar contra a exclusão no âmbito acadêmico e os valores que as sustentam. A partir daí, propomos, apoiadas em Sawaia (1999), um conceito de exclusão dentro de uma leitura psicossocial. Este artigo é resultado parcial da fundamentação teórica do projeto de Iniciação Científica, intitulado "Educação da Manutenção ou Transformação da Realidade Excludente: um estudo das representações sociais dos educadores de uma escola de periferia de Maringá".Descargas
Publicado
2007-07-18
Cómo citar
Bortoli, A. F., Campaner, R. M., & Chaves, S. M. de F. L. (2007). Considerações sobre a exclusão no contexto psicossicial. Iniciação Científica Cesumar, 4(2), 117–123. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/60
Número
Sección
Artigos Originais
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