QUE DEUS SEJA DEUS: A REFORMA DA TEOLOGIA

  • Eduardo Sales de Lima Unicesumar
Palavras-chave: Reforma, Deus, Lutero, Teologia.

Resumo

Esse trabalho pretende apresentar uma releitura da teologia de Lutero na reforma protestante que sirva de paradigma para as perspectivas teológicas das igrejas brasileiras na atualidade. O objetivo principal é olhar para o espírito combativo de Lutero, sua afronta às tentativas teológicas de dominar Deus e suas propostas de reforma da teologia como perspectivas para o pensamento teológico atual. O caminho de pesquisa segue novos ares de encontro às releituras sobre a reforma, Lutero e a Igreja Romana. Apresenta um olhar reconciliador, no espírito da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação. Assim, primeiro apresenta-se o contexto em que o espírito combativo de Lutero questiona e se propõe reformador da teologia escolástica. Apresenta-se a tese principal centrada na afirmação: Que Deus seja Deus. Em seguida, o olhar fixa-se na reflexão de Lutero, seus conceitos sobre Deus e sobre as formas em que Deus era compreendido principalmente pela teologia escolástica e pelos entusiastas. De posse desse conhecimento será proposta a libertação do imaginário e do discurso sobre Deus, sempre em relação com as afrontas daqueles que não querem que Deus seja Deus e, por fim, uma leitura em que a tese “Que Deus seja Deus”, torna-se uma afirmação e construção de um paradigma capaz de configurar principalmente a realidade religiosa. A título de conclusão, traça-se um breve paralelo com a realidade religiosa brasileira em que o fôlego de Lutero é apresentado como necessário para responder às necessidade e anseios das religiões.

Biografia do Autor

Eduardo Sales de Lima, Unicesumar
Doutorando em Teologia pela Faculdades EST, professor Unicesumar,, prof. convidado Puc/PR e coordenador do CETAD Maringa. Escritor e atua na área de Bíblia, Teologias, Aconselhamento e estudos pós-coloniais.

Referências

ARISTOTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2004.

BARTH, K. A Carta aos Romanos: Segunda versão (1922). Editado por Cornelis van der Kooi and Katja Tolstaja. traduzido por Uwe Wegner. São Leopoldo: Sinodal, 2016.

CHAMORRO, G. Teologia Guarani. Quito, Equador: Abya-Yala, 2004.

FISCHER, J. O Homem: um Entusiasta? a atualidade do tema Lutero e os entusiastas. In. DREHER, M. N. Reflexões em torno de Lutero. São Leopoldo: Faculdade de Teologia, 1981.

LOEWENICH, W. von. A Teologia da Cruz de Lutero. São Leopoldo: Sinodal, 1988.

LUTERO, M. Debate sobre Teologia Escolástica. In: OBRAS Selecionadas. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia. 1987. Vol 1.

LUTERO, M. Da vontade Cativa. In: OBRAS Selecionadas. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia. 1993. Vol 4.

LUTERO, M. Debate de Heidelberg. In: OBRAS Selecionadas. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia. 1987. Vol 1.

WATSON, P. S. Deixa Deus ser Deus. Canoas: Ulbra, 2005.

WESTHELLE, V. O Deus escandaloso: usos e abusos da cruz. São Leopoldo: Sinodal, 2008.

WOLFF, E. Reformas na igreja: chegou a vez do catolicismo? Uma aproximação dos 50 anos do Vaticano II e os 500 anos da reforma luterana, no contexto do pontificado do Papa Francisco. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 34, p. 534-567, abr./jun. 2014.

Publicado
2018-07-16