ATITUDES LINGUÍSTICAS DOS RIKBAKTSA: DISCURSO PÚBLICO SOBRE A LÍNGUA

  • Mileide Terres de Oliveira IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
Palavras-chave: Língua rikbaktsa, Sociolinguística, Atitudes linguísticas.

Resumo

Neste trabalho trazemos o povo Rikbaktsa, habitantes de 35 comunidades indígenas situadas no noroeste do Estado de Mato Grosso. A proposta de nossa pesquisa é de cunho sociolinguístico, em que analisamos as atitudes linguísticas dos Rikbaktsa a partir da situação de contato entre a língua rikbaktsa e o português, em que a atitude linguística consiste no discurso público sobre a língua. Para o referido trabalho, enfatizamos o discurso público sobre a língua a partir de uma pesquisa bibliográfica e coleta de dados, realizada por meio de um questionário fechado aplicado, a 30 colaboradores bilíngues rikbaktsa/português. Dos resultados encontrados, enfatizamos que a educação indígena é um mecanismo de auxílio para a preservação do idioma nativo, além da formação de professores indígenas capacitados para ministrarem aulas nas aldeias e consequentemente preservar a sua cultura.

Biografia do Autor

Mileide Terres de Oliveira, IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
Graduada em Língua Portuguesa, Inglesa e respectivas Literaturas. Pós-graduada em LIBRAS. Mestre em Linguística (UNEMAT). Doutoranda do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico/LIBRAS do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Juína-MT. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - IFMT/Juína (NEABI). Atua na área da descrição e análise de línguas indígenas, especificamente a etnia Rikbaktsa, habitantes localizados no noroeste do Mato Grosso. Além disso, desenvolve pesquisas na área da LIBRAS e de educação inclusiva.

Referências

ARRUDA, R. S. V. Os Rikbaktsa: mudança e tradição. 1992. Tese (Doutorado em Antropologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1992.

ATHILA, A. R. “Arriscando corpos:” permeabilidade, alteridade e as formas de socialidade entre os Rikbaktsa (Macro-Jê) do sudoeste Amazônico. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

BOSWOOD, J. Evidências Para a Inclusão do Aripaktsa no Filo Macro-Jê. Série Linguística, Associação Internacional de Linguística – SIL, Anápolis, n. 1, p. 67-78, 1973. Disponível em: <http://www.sil.org/americas/brasil/publcns/ling/AKMcJe.pdf>. Acesso em: 01 out. 2016.

CALVET, L.J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.

FISHMAN, J. Sociología del Lenguaje. Trad. Ramón Sarmiento y Juan C. Moreno. Madrid: Cátedra, 1995.

GIMENES MORALIS, E. Dialetos em contato: um estudo sobre atitudes Linguísticas. 2000. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000215182>. Acesso em:17 out. 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. 2010. Disponível em: <http://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena/povos-etnias>. Acesso em: 17 out. 2016.

ISA- Instituto Socioambiental. 2014. Disponível em: <https://terrasindigenas.org.br/pt-br/terras-indigenas/3657>. Acesso em: 17. out. 2016.

MEDEIROS, I. A. Inclusão Social na Universidade: Experiências na UNEMAT. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - UNICAMP, 2008.

PACINI, A. Pacificar: Relações Interétnicas e Territorialização dos Rikbaktsa. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999.

PACINI, A. Um artífice da paz entre seringueiros e índios. São Leopoldo: Ed. da UNISINOS, 2015.

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS - RCNEI. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: JB, 2008.

SCHLIEBEN-LANGE, B. História do falar e história da linguística. Tradução de Fernando Tarallo et al. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1993.

SILVA, L. J. Aspectos da Fonologia e Morfologia na Língua Rikbaktsa. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Unb, 2005.

WEINRICH, U. Languages in contact: French, German and Romansh in twentieth-century Switzerland. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011.

Publicado
2018-12-11