Estudo da prevalência de pé plano em indivíduos de diferentes faixas etárias da cidade de Maringá-PR

  • Amanda Bespalhok Beloto CESUMAR
  • Juliane Mantovani CESUMAR
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini CESUMAR
Palavras-chave: pé plano, arco longitudinal plantar, podograma estático

Resumo

A arquitetura do pé é baseada na posição de três arcos imaginários localizados em estruturas ósseas nele existentes: o arco anterior, o arco externo ou lateral e o arco interno ou medial ou longitudinal plantar é de fundamental importância às qualidades do ortostatismo estático e dinâmico. Para que sua característica de convexidade seja mantida, é necessária a participação osteomioligamentar plena e associada entre si, caso contrário, torna-se responsável pelo pé plano. Com este trabalho objetivou-se verificar a prevalência de pé plano em indivíduos de diferentes faixas etárias da cidade de Maringá-PR, bem como alertar para sua prevenção. Para este fim, foram realizados: questionário estruturado aberto e fechado, e análise da impressão plantar através de um podograma estático. Foram escolhidos aleatoriamente 400 indivíduos de diferentes faixas etárias (de 5 a 91 anos) e de ambos os sexos. Com a metodologia utilizada, verificou-se a presença de pé plano em 59 indivíduos (14,75%) de diferentes faixas etárias, sendo que em crianças a prevalência foi maior (22%). Com relação ao sexo e a raça, não houve diferenças estaticamente significantes.

Biografia do Autor

Amanda Bespalhok Beloto, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. Participante do PROBIC - Prograna de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar.
Juliane Mantovani, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. Participante do PROBIC - Prograna de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar.
Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, CESUMAR
Orientadora e Professora Doutora do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Publicado
2007-07-19
Seção
Artigos Originais