O NÃO-LUGAR DE PESSOAS TRANS NO CURRÍCULO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DE BELÉM DO PARÁ

  • Lucas Bernardo Barroso Universidade do Estado do Pará (UEPA) & Membro/Participante do "Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS".
  • Wladirson Ronny da Silva Cardoso Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Curso de Licenciatura Plena em Filosofia (UEPA/CCSE); Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Educação Básica, Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (UFPA/NEB/PPEB).
Palavras-chave: Gênero, Transsexualidade, Escola Básica, Educação Física

Resumo

O presente artigo investiga a influência da educação, especificamente a Educação Física com pessoas transexuais de Belém do Pará. Tem como objetivo descrever as contribuições positivas, negativas ou indiferentes da educação e da Educação Física, perante á vida social de pessoas transexuais. Caracteriza-se como uma pesquisa de teor qualitativo, utilizando de pesquisa de campo junto com entrevistas semiestruturadas com pessoas transexuais que já concluíram o ensino básico. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a educação básica e a Educação Física, em sua maioria, ainda se caracterizam como ambientes segregadores e de grande impacto para estas pessoas, tendo como conclusão do entrevistador e dos interlocutores que a melhor forma para se desenvolver os conteúdos seria por meio de aulas mistas, com estudo mais aberto quanto a gênero e sexualidade.

Biografia do Autor

Lucas Bernardo Barroso, Universidade do Estado do Pará (UEPA) & Membro/Participante do "Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS".
Bacharel/Licenciado em Educação Física, pelo Centro de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (CEDF/UEPA), Brasil
Wladirson Ronny da Silva Cardoso, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Curso de Licenciatura Plena em Filosofia (UEPA/CCSE); Universidade Federal do Pará, Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Educação Básica, Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (UFPA/NEB/PPEB).
Docente/Pesquisador. Doutor em Antropologia Social (PPGA/UFPA), Pós-doutor em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA), Brasil.

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Publicado
2018-07-16