Uma proposta de preparação física em tenistas de 13 a 17 anos a partir dos resultados obtidos em testes de aptidão física

  • Augusto César Ferreira de Moraes CESUMAR
  • Carmem Patrícia Barbosa CESUMAR
  • Humberto Garcia de Oliveira CESUMAR
Palavras-chave: tênis de campo, preparação física, treinamento e planejamento

Resumo

O tênis de campo é um esporte em amplo desenvolvimento no Brasil nos últimos anos, e com este constante crescimento torna-se necessário estudar as variáveis que influenciam o desenvolvimento motor destas atividades. O presente estudo teve como objetivo central planejar, desenvolver e aplicar cargas de trabalho no treinamento físico em cinco tenistas - quatro rapazes e uma moça - da faixa etária de doze a dezesseis anos, verificando o desenvolvimento das capacidades motoras específicas do tênis: velocidade, agilidade, resistência anaeróbica lática e potência muscular dos membros inferiores e superiores. O método utilizado para estruturar os treinos foi o método pendular, proposto por Manso et al (1996, apud GOMES 2002), que consiste em variar as capacidades motoras em cada sessão de treino e alternar suas prioridades, e ao final de cada microciclo retornar às capacidades motoras já trabalhadas. O planejamento dos treinos consistiu em três sessões semanais de noventa minutos cada, durante seis meses. O tratamento estatístico utilizado foi o teste t dependente de Student. Os principais resultados obtidos mostraram que as capacidades motoras agilidade, capacidade anaeróbica e potência muscular dos membros superiores apresentaram um significante p<0,05, entretanto as outras capacidades biomotoras - velocidades biomotoras - velocidade e potência muscular dos membros inferiores - tiveram melhoras lineares durante a aplicação do estudo, porém não significantes estatisticamente. A partir desses resultados, concluiu-se que a metodologia utilizada de treinamento desenvolveu gradativamente todas as capacidades motoras que têm relação direta com o desempenho do desporto, apesar de algumas não terem apresentado significância estatística.

Biografia do Autor

Augusto César Ferreira de Moraes, CESUMAR
Acadêmico do curso de Educação Física do CESUMAR, Programa de Iniciação Científica do CESUMAR/PICC.
Carmem Patrícia Barbosa, CESUMAR
Orientadora e docente do CESUMAR - Centro Universitário de Maringá
Humberto Garcia de Oliveira, CESUMAR
Orientadora e docente do CESUMAR - Centro Universitário de Maringá
Publicado
2007-07-19
Seção
Artigos Originais