Iscas Atrativas na Captura de Metamasius spp. (Coleoptera: Curculionidae) em Plantio Comercial de Helicônias

  • Josevan Ramos Carneiro Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Elisângela Alves dos Santos Felix Melo UESC
  • Maria Aparecida Leão Bittencourt UESC

Resumen

Visando contribuir no manejo de pragas em plantio de flores tropicais, os objetivos deste estudo foram: (1) verificar a incidência (%) de Coleoptera, com ênfase em Metamasius Horn (Curculionidae) em plantio de helicônias; (2) avaliar atrativo alimentar e feromônio na captura de insetos adultos; e (3) observar e registrar ocorrência de inimigos naturais. Foram instaladas 16 armadilhas PET em área comercial de helicônias (14º 33’S; 39º 19’W; 142 m), em Uruçuca (Bahia), tendo sido utilizados como atrativos os seguintes tratamentos: toletes de cana-de-açúcar (T1), toletes de cana-de-açúcar + feromônio (RMD-1®) (T2), pseudocaule de helicônias (T3), e pseudocaule de helicônias + feromônio (RMD-1®) (T4). Quinzenalmente, os insetos foram retirados das armadilhas e os atrativos alimentares foram substituídos, e a cada 60 dias foi feita a troca do feromônio. Nas armadilhas com toletes de cana-de-açúcar + feromônio e apenas toletes de cana-de-açúcar foram capturados o maior número de adultos. Foram identificadas as espécies Metamasius hemipterus (L.), M. canalipes (Gyllenhal), M. distortus (Gemminger & Harold) e M. bisbisignatus (Gyllenhal). Adultos de Metamasius estavam infectados por fungos entomopatogênicos, e foram capturados exemplares de Histeridae (Hololepta Payk e Omalodes Erichson) que são predadores de larvas. Portanto, o uso de armadilhas apenas com o atrativo alimentar – tolete de cana-de-açúcar torna-se uma opção de baixo custo para a captura massal destes insetos em área de plantio de helicônias.

Biografía del autor/a

Josevan Ramos Carneiro, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Discente do curso de Agronomia Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus (BA), Brasil; Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UESC – ICB.
Elisângela Alves dos Santos Felix Melo, UESC
Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus (BA), Brasil; Bolsista CNPq – Apoio Técnico.
Maria Aparecida Leão Bittencourt, UESC
Doutora em Entomologia/ESALQ - Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, Brasil; Docente Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus (BA), Brasil.
Publicado
2014-11-04