Participação da Mídia no Contato do Público Paulistano com o MMA

  • Guilherme Caleffi Spindola Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Silva Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

A recente popularização das Artes Marciais Mistas no Brasil, tradução da sigla MMA (Mixed Martial Arts), é evidente pela quantidade de exposição desse esporte na mídia brasileira. O sucesso de lutadores brasileiros como Anderson Silva, Junior Cigano, José Aldo, Vitor Belfort, Minotauro Nogueira, Wanderlei Silva dentre tantos outros que fazem parte dos lutadores mais bem pagos e de presença no cart principal dos eventos do UFC colocam o Brasil, que foi o berço desse esporte, como um dos principais países nessa modalidade. No intervalo entre 2009 e 2014, quatorze eventos do maior campeonato de MMA do mundo, o UFC, foram sediados em cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Jaraguá. A transmissão dos eventos de lutas não é a única forma de contato do MMA com as pessoas, pois novelas, sites de esporte ou de notícias em geral, telejornais, filmes e programas de televisão também têm os atletas em seus assuntos. Muitas empresas os contratam para serem seus garotos propaganda. Entretanto, o que não se sabe é se a mídia teve papel fundamental na inserção do MMA entre os esportes de preferência do público paulistano. Por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa, utilizando-se da técnica de entrevistas, descobriu-se que essa inserção na mídia favoreceu a receptividade do público paulistano ao MMA.

Biografía del autor/a

Guilherme Caleffi Spindola, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sergio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Doutor em Psicologia Social pela Pontíficia Universidade Católica (PUCSP); Docente e Coordenador Adjunto do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Publicado
2015-11-18