AUTOPERCEPÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL EM ADULTOS DO SUL DO BRASIL

  • Roberta Vedana Erckmann
  • Mirian Kuhnen UNIPLAC
  • Everley Rosane Goetz
  • Anelise Viapiana Masiero Universidade do Planalto Catarinense
Palavras-chave: Autopercepção, Saúde bucal, Qualidade de vida

Resumo

Os agravos de saúde bucal ainda se constituem como importante problema de saúde pública. Estudos de base populacional são essenciais para identificar grupos prioritários e, neste contexto, investigar a autopercepção dos indivíduos complementa a análise objetiva, dando outro significado para as ações de planejamento em saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a autopercepção de saúde bucal e fatores associados na população adulta de uma Unidade Básica de Saúde com Estratégia de Saúde da Família, do sul do Brasil. Participaram do estudo 207 sujeitos. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista subjetiva, utilizando de questionário Oral Health Impact Profile – versão reduzida e exame clínico. Na análise dos resultados identificou-se que 43,0% da população avaliaram como positiva sua saúde bucal. Observou-se associação das variáveis e idade (p=0,036), cor da pele (p=0,030) e escolaridade (p=0,022) com a autopercepção positiva. Em relação à necessidade de tratamento, 71,5% acreditam precisar de alguma intervenção odontológica. Quando questionados sobre o impacto das condições bucais em sua qualidade de vida a maioria não percebe esta relação. No exame clínico, constatou-se que 48,2% dos indivíduos possuíam cárie dental e 81,7% necessitavam de prótese. Nesse sentido é necessário dar ênfase à educação em saúde a fim de que a população perceba a relação da saúde bucal com a saúde geral e com a qualidade de vida.

Biografia do Autor

Roberta Vedana Erckmann
Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Planalto Catarinense (2012). Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade do Planalto Catarinense.
Mirian Kuhnen, UNIPLAC
Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela EAP-ABOSC (1997) e Mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade do Planalto Catarinense (2008). É professora titular da Disciplina de Odontologia Social e Preventiva do Curso de Odontologia da UNIPLAC desde 2001. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia das doenças bucais, tabagismo, educação em saúde, vigilância dos teores de flúor de águas de abastecimento público e estratégia saúde da família. Atualmente é Coordenadora da Residência em Saúde da Família e Comunidade da UNIPLAC. É lider do Grupo de pesquisa Odontologia em Saúde Coletiva da Serra Catarinense e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida.
Everley Rosane Goetz
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2002), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), mestrado (2005) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Foi professora Visitante do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. Pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade do Planalto Catarinense. Atualmente é Professora das Faculdades IESGO (Instituto Superior de Goiás) e IESB (Instituto Superior de Brasília). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica e da saúde; avaliação psicológica (psicodiagnóstico, construção e validação de instrumentos em saúde). Formação clínica em Psicoterapia Materno-Infantil, atuou em psicologia clínica, em perícias e assessorias técnicas.
Anelise Viapiana Masiero, Universidade do Planalto Catarinense
Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (1999), Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e Doutorado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2006). Atua na área da Odontologia Social e Preventiva, estudando a distribuição e os determinantes do traumatismo dental. Ainda, dedica-se ao estudo das afecções bucais, em especial das patologias pulpares e periapicais, analisando as práticas nos tratamentos odontológicos voltadas a resolução dessas patologias. Gestora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNIPLAC (2006-2008). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação- Mestrado Saúde Coletiva da UNIPLAC (2009). Coordenadora Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UNIPLAC (2007-2009).Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNIPLAC (2009-2012). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde da UNIPLAC, desenvolvendo pesquisas com ênfase nas sublinhas: o cuidado ecológico da assistência à saúde; e o ambiente e estilos de vida e sua relação com a saúde

Referências

BEDIN, E. Autopercepção e condições de saúde bucal em adultos e idosos Itapuca/RS. 2012. Tese (Doutorado) - Universidade Santa Cecília, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº. 1.444/GM. Cria o incentivo de Saúde Bucal para o financiamento de ações e da inserção de profissionais de Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família. Diário Oficial da União, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasília: 2012.116 p.

GABARDO, M. C. L.; MOYSÉS, S. T.; MOYSÉS, S. J. Autopercepção de saúde bucal conforme o Perfil de Impacto da Saúde Bucal (OHIP) e fatores associados: revisão sistemática. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 33, n. 6, p. 439-445, 2013.

GUERRA, M. J. et al. Impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida de trabalhadores. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 12, p. 4777-4786, 2014.

HAIKAL, D. et al. Autopercepção da saúde bucal e impacto na qualidade de vida do idoso: uma abordagem quanti-qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3317-3328, 2011.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas de população. 2017. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2017/default.shtm>. Acesso em: 2017.

KUHNEN, M. et al. Tabagismo e fatores associados em adultos: um estudo de base populacional. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 12, n. 4, p. 615-626, 2009.

LAGES. Secretaria de Saúde. Dados atenção básica. Departamento de atenção básica. 2017.

NASCIMENTO, A. R. D.; ANDRADE, F. B. D.; CÉSAR, C. C. Fatores associados à concordância entre autopercepção e avaliação clínica da necessidade de tratamento dentário em adultos do Brasil e de Minas Gerais. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, n. 10, p. 1-13, 2016.

NICO, L. S. et al. Saúde Bucal autorreferida da população adulta brasileira: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 2, p. 389-398, 2016.

PEREIRA, C. R. D. S. et al. Impacto da Estratégia Saúde da Família sobre indicadores de saúde bucal: análise em municípios do Nordeste brasileiro com mais de 100 mil habitantes. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 3, p. 449-462, 2012.

ROSENDO, R. A. et al. Autopercepção de saúde bucal e seu impacto na qualidade de vida em idosos: uma revisão de literatura. Revista Saúde & Ciência Online, v. 6, n. 1, p. 89-102, 2017.

SANTOS, L. M. et al. Autopercepção sobre saúde bucal e sua relação com utilização de serviços e prevalência de dor de dente. Revista Ciência Plural, v. 2, n. 2, p. 14-27, 2016.

SILVA, S. R. C; FERNANDES, R.A Autopercepção das condições de saúde bucal por idosos. Revista de Saúde Pública, v. 35, n. 4, p. 349-355, 2001.

SLADE, G. D. Derivation and validation of a short‐form oral health impact profile. Community dentistry and oral epidemiology, v. 25, n. 4, p. 284-290, 1997.

SOARES, B.G. et al. Associação da autopercepção de saúde bucal com parâmetros clínicos orais. Revista brasileira de odontologia, v. 68, n. 2, p. 268-273, 2011.

VASCONCELOS, L. C. A. et al. Self-perceived oral health among elderly individuals in a medium-sized city in Northeast Brazil. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 6, p. 1101-1110, 2012.

Publicado
2017-12-05
Seção
Artigos Originais