PERCEPÇÕES DE FUTUROS ADMINISTRADORES SOBRE ÉTICA ORGANIZACIONAL

Palavras-chave: Estudantes, Ética Organizacional, Graduação em Administração

Resumo

O presente estudo busca compreender como a formação no curso de graduação em Administração de uma universidade estadual paranaense influencia a percepção de alunos quanto ao significado e à importância conferida à ética organizacional. Após um levantamento bibliográfico acerca de três grandes áreas temáticas - ética organizacional, legitimidade moral das organizações e o espaço ocupado pela ética no ensino da Administração no país - foram levantadas as percepções acerca do tema juntamente a 168 alunos do curso de Administração da universidade, sendo 91 do primeiro ano (ingressantes) e 77 do quinto ano (concluintes), por meio da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, no mês de novembro de 2017. Os dados foram analisados de maneira quantitativa por meio de análise estatística descritiva e qualitativa por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados indicaram que, apesar de 95% dos alunos do quinto ano afirmarem que tiveram contato com o tema ao longo do curso, os concluintes não demostraram um conhecimento significativamente maior acerca dos conceitos relacionados à ética organizacional em comparação com os ingressantes.

Biografia do Autor

Lucas Israel Oliveira Testi , Universidade Estadual de Maringá - UEM
Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil.
João Vitor de Souza Dadamo, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Brasil
Juliana Marangoni Amarante, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá, PR, Brasil.
João Marcelo Crubellate, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR, Brasil.

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Publicado
2020-06-29