OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR GESTORES ESCOLARES PARA ALCANÇAR METAS E INDICADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Avaliação externa, Gestão escolar, Indicadores e metas

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral fazer um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas, em formato de teses ou dissertações, sobre os desafios enfrentados por gestores escolares no alcance de metas e indicadores da Educação Básica. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura com levantamento de teses e dissertações, publicadas entre os anos de 2005 e 2018, na base de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), trazendo subsídios para que se pudesse entender sobre o que já foi pesquisado sobre o tema. A pesquisa caracterizou-se como de abordagem qualitativa. Nesse sentido, ao final deste estudo constatamos que os gestores possuem como desafio diário a sua atuação como líder, sendo necessária articulação do tempo do corpo escolar para melhoria do planejamento educacional, a busca pelo engajamento da família no processo de ensino e aprendizagem e a articulação dos professores em busca da qualidade e da melhoria de desempenho dos alunos, fazendo-os entender que a escola é corresponsável pelos resultados pessoais de cada aluno. A gestão democrática foi evidenciada como um dos melhores caminhos a serem seguidos pelo gestor escolar, já que abrange a articulação com alunos, corpo escolar, família e comunidade.

Biografia do Autor

Leticia Viana Magni, Faculdade Adventista de Hortolândia - FAH
Mestranda em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brasil.
Yasmin Natacha Camargo, Centro Universitário Internacional - UNINTER
Graduada em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Adventista de Hortolândia e Educação Física Bacharelado pela Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH, Brasil

Referências

ALVES, M. S. A Avaliação como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetização: uma análise da experiência do programa alfabetização na idade certa (PAIC). 2010. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, CE.

ARAÚJO, K. H. Os efeitos do prêmio escola nota dez nos processos pedagógicos das escolas premiadas de Sobral e das apoiadas de Caucaia no ano de 2009. 2016. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, CE.

BARBOSA, J. M. S.; DE MELLO, R. M. A. V. Plano de desenvolvimento da educação e gestão escolar: uma visão integrada. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 16, n. 3, p. 217-224, 2015.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução às teorias e aos métodos. Porto: Porto Ed., 1997.

CAMPOS, M. S. Gestão escolar e seus resultados nos atuais indicadores de avaliação do ensino. 2013. Dissertação (Mestrado) – UFF, Niterói, RJ.

CARREIRO, F. B. Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão. 2016. 159f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP.

CARVALHO, M. E. P. Relações entre família e escola: Caderno de pesquisa 2003. [s.l.; s.n.], 2003.

CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para administração participativa. São Paulo. Makron Books do Brasil, 2008.

COSSO, D. C. M. A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP. 2013. 252f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.

FERRAROTTO, L. Percepções e usos das avaliações externas em larga escala no contexto da avaliação institucional participativa na Rede Municipal de Ensino de Campinas. Campinas: [s.n.], 2018.

FRANCO, C. O SAEB: Potencialidades, problemas e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 17, p. 127-132, 2001.

GARCIA, A. L. Gestão da escola, qualidade do ensino e avaliação externa: desafios na escola. 2010. 97f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, SP.

GELATTI, L.; MARQUEZAN, L. I. Contribuições da gestão escolar para a qualidade da educação. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 2, n. 4, 2013.

KLAUCK, G. A. C. Indicadores de qualidade de ensino: estudo em escola destaque no IDEB. 2012. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MT.

LIBANEO, J. C. A Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: MF Livros, 2008.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009. p. 47-69.

LAURENTINO, V. M. S. O olhar do gestor escolar sobre o índice de desenvolvimento da educação básica. 2013. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

LIMA, R. M. S. Política de resultado e bonificação: um estudo de caso em três escolas da Coordenadoria Distrital 3 do Estado do Amazonas. 2015. 124f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

MAIA, M. Aprendendo a marchar: os desafios da gestão municipal do ensino fundamental e da superação do “analfabetismo escolar”. 2006. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.

MELO, V. P. S. Avaliação em larga escala: repercussões do IDEB na visão dos diretores de escolas da rede estadual de Goiás. 2018. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO.

MIRANDA, J. A. A. Fatores de eficácia associados à gestão escolar e sua relação com os resultados de desempenho da escola. 2012. 143f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação – CAEd, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

OLIVEIRA, A. S. Gestão escolar e indicativos de qualidade: o que podemos aprender com a Escola CAIC Madezatti, em São Leopoldo? 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

PIRES, E. D. P. B. A prática do coordenador pedagógico: limites e perspectivas. 2005. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, SP.

PISSAIA, V. H.; BRANDAO, C. F. Municípios de pequeno porte: uma análise preliminar quanto à pesquisa de informações básicas educacionais municipais? 2015. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília. SP.

RAMOS, C. B. A avaliação no processo de ensino e aprendizagem e a articulação com os resultados do Ideb: um estudo com professores dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado acadêmico em ensino de humanidades e linguagens) - Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.

REIS, M. G. S. A gestão escolar e o uso dos resultados das avaliações externas: um estudo na rede pública municipal de ensino de Cruzeiro do Sul/Acre. 2017. Dissertação (Mestrado em educação) - Universidade Federal do Acre.

REIS, R. A. O contexto escolar em análise: as práticas interdisciplinares e as mudanças no cotidiano escolar. (GEPI). Programa de Pós-Graduação em Educação/Currículo-Linha de pesquisa: interdisciplinaridade: PUC-SP, 2015.

ROSA, M. P. Intenções e ações em uma escola pública de ensino fundamental à luz do IDEB. 2011. Dissertação (Mestrado em educação) - UES, Rio de Janeiro, RJ.

SANTANA, S. S.; GOMES, R. S.; BARBOSA, J. S. O papel do gestor na elaboração e execução do projeto político pedagógico numa visão democrática. Cadernos da Pedagogia, v. 6, n. 11, p. 62-73, 2012.

SANTOS, M. L. F. dos. IDESP: índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo e a gestão escolar: um estudo de caso exploratório. 2012. 143f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, SP.

SILVA, T. R. B. Colégio Barão de Aiuruoca: um caso de sucesso na gestão da educação pública. 2012. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação – CAEd, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

SOUSA, F. L. de. Performatividade e subjetividade na Gestão Escolar. 2016. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP.

TEIXEIRA, R. M. O Programa de intervenção pedagógica em duas escolas estaduais de Juiz de Fora: sucessos e entraves. 2013. 105f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação – CAEd, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

VASCONCELOS FILHO, J. O. Políticas de avaliação externa no cotidiano da escola: um olhar sobre a gestão escolar no Maciço de Baturité - CE. 2014. Dissertação (Mestrado Acadêmico). Universidade Estadual do Ceará. Centro de Educação. Fortaleza, CE.

ZECHI, J. A. M. Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola? 2014. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, SP.

Publicado
2020-06-29