Apicultura e Sustentabilidade: Visão dos Apicultores de Sobral (CE)

  • Maria Salvelina Marques Lourenço Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Ednilson de Oliveira Cabral Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Avaliação da Sustentabilidade, Inovação

Resumo

A apicultura é uma atividade econômica que vem se revelando como uma importante fonte de renda para a população rural. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto desta atividade nas dimensões da sustentabilidade, na percepção do apicultor. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso, com análises quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista, observação e análise documental. Foram entrevistados 28 apicultores do município de Sobral (CE). A análise dos dados foi realizada de acordo com o Barômetro da Sustentabilidade e a Análise de Discurso. Os resultados quantitativos mostram um índice de bem-estar de 4,43, considerado bom na escala do Barômetro da Sustentabilidade. Os resultados qualitativos evidenciam que a apicultura é uma atividade que contribui positivamente com as dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, porque gera renda e apresenta uma lucratividade relativamente superior, se comparada a outras atividades agropecuárias; a social, porque é fonte de ocupação no campo, contribuindo com a redução do êxodo rural; e a ambiental, porque não degrada e contribui com o aumento da conscientização da importância da preservação da natureza. Conclui-se, portanto, que a apicultura é uma atividade econômica que caminha na direção da sustentabilidade.

Biografia do Autor

Maria Salvelina Marques Lourenço, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Docente Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil.
José Ednilson de Oliveira Cabral, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Doutor em Economia Industrial e da Tecnologia, pela University of Reading, UR, Inglaterra; Docente Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Brasil.
Publicado
2016-03-31
Seção
Agronegócio